Nova turbina eólica offshore maciça pode abastecer uma casa por 2 dias com um único giro

Escrito por Bruno Teles
Publicidade

Atualmente, uma nova turbina eólica offshore promete ser uma revolução no cotidiano do planeta. Isso porque um novo parque eólico offshore usará turbinas gigantes para produzir energia — turbinas que são tão grandes que apenas uma rotação será suficiente para abastecer uma casa média por dois dias inteiros.

Dessa forma, as turbinas foram ainda mais aprimoradas do que as turbinas convencionais, e estarão no primeiro parque eólico em escala de serviço público dos Estados Unidos. Somente em 2021, o setor eólico cresceu 12%, sendo o segundo melhor ano de toda a história de sua utilização.

Para tal, a Vineyard Wind, desenvolvedora da fazenda offshore, anunciou que irá utilizar o fabricante de turbinas GE para produzir energia, o que resulta que a turbina escolhida é a GE Haliade-X. Tal turbina possui uma capacidade de 13MW, basicamente o dobro das turbinas instaladas na costa dos Estados Unidos.

IMPERDÍVEL:
Mercado Livre está contratando: São 146 vagas de emprego disponíveis em várias regiões do Brasil com oportunidades para diversas áreas
Nova turbina eólica offshore
Nova turbina eólica offshore (Reprodução: divulgação)
Publicidade

Segundo a GE, somente um giro da Haliade-X — que é realmente gigante — é suficiente para abastecer com eletricidade uma casa média do Reino Unido por dois dias, quebrando um recorde da própria GE, estabelecido um ano antes da fabricação da GE Haliade-X.

A nova turbina eólica offshore que pode revolucionar a vida moderna

Neste sentido, a nova turbina eólica offshore pode ser um dos pilares para a consolidação da energia eólica nos Estados Unidos. Atualmente, cerca de 10% de toda a energia consumida no país é eólica, além de ter uma previsão de crescimento para os próximos anos, especialmente apoiados em campanhas como esta.

IMPERDÍVEL:
TJ PB 02/2022: Tribunal de Justiça da Paraíba em parceria com o CIEE abrem edital para contratação de estagiários

Dessa forma, Lars Pedersen, CEO da Vineyard Wind, que instalará o parque eólico, apontou que a escolha da GE como fornecedora de turbina significa um grande passo na história dos EUA, isso porque ela será responsável pelo desenvolvimento da primeira energia eólica offshore em grande escala do país.

Publicidade

Posteriormente, Lars Pedersen ainda apontou que a decisão é motivo de alegria para o setor e não somente para o projeto do parque eólico, pois o futuro da indústria está  pronta para este acontecimento, afinal, a energia eólica terá um crescimento exponencial nas próximas décadas.

IMPERDÍVEL:
IBM do Brasil está com mais de 300 vagas de emprego abertas no país com oportunidades para profissionais iniciantes e estagiários

Por fim, o Vineyard Wind 1 será instalado na costa de  Martha ‘s Vineyard, em Massachusetts, e contará com a nova turbina eólica offshore capaz de produzir energia suficiente para mais de 400 mil residências e empresas na área. Logo, podemos dizer ser um grande passo para o avanço do setor eólico nos EUA.

Publicidade
Artigos relacionados