Receita Federal deve disponibilizar informações do 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2022 até o final desta semana

Escrito por Geovane Souza
Publicidade

A consulta sobre o 3º lote de restituição do Imposto de Renda de 2022 deve ficar disponível até a próxima sexta-feira, 22 de julho. Segundo o calendário de pagamentos disponibilizado pela Receita Federal, o pagamento deve ficar disponível a partir do dia 29 de julho.

A data do pagamento da restituição tem relação com a data em que a declaração de imposto de renda foi efetivamente entregue. Ou seja, quem fez a primeira entrega, também recebe o pagamento primeiro.

É de costume que a restituição do Imposto de Renda seja enviada em lotes ao longo do meio do ano. Isso ocorre quando o contribuinte pagou na declaração um valor de imposto maior do que deveria. Por isso, todo declarante tem o direito de receber os recursos aportados em excesso.

IMPERDÍVEL:
Caixa Econômica Federal anunciou redução de juros para quem deseja financiar a casa própria
Publicidade

Os fundos serão depositados na conta indicada pelo beneficiário no momento em que fez a declaração. Caso o depósito não seja efetuado por qualquer motivo, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil pelo prazo de até um ano.

Calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022

Confira o calendário de pagamentos da restituição do IR 2022 disponibilizado pela Receita Federal: 

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 29 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.
IMPERDÍVEL:
Empréstimo consignado do Auxílio Brasil poderá ser solicitado em qualquer banco e não somente pela Caixa Econômica Federal

Como saber se tenho direito a restituição do IR 2022

Publicidade

Apesar de as datas de início de pagamento dos lotes estarem definidas, a Receita Federal não fornece antecipadamente a data específica para cada contribuinte individual. É fundamental verificar se o seu reembolso foi incluído na consulta para cada lote. Para fazer essa consulta, o contribuinte precisa entrar no site da Receita Federal clicando aqui, informar o CPF, selecionar o Ano em curso e colocar a data de nascimento, em seguida, clicar em “Consultar”.

Publicidade
Artigos relacionados