Volkswagen está construindo giga fábrica de baterias para carros elétricos e promete gerar mais de 20 mil vagas de emprego

Escrito por Geovane Souza
Publicidade

A Volkswagen começou a construir sua primeira “giga fábrica” na Alemanha para produzir baterias para veículos elétricos. Um investimento significativo de mais de € 20 bilhões será feito pela empresa na cidade de Salzgitter até 2030, e ela promete gerar cerca de 20.000 novos empregos no processo em toda a Europa.

Devido à sua escala, que é comparável a 30 campos de futebol, a nova instalação é conhecida pela VW, Tesla e outros fabricantes, incluindo a General Motors, como “Giga Fábrica”.

A instalação, que será administrada pela PowerCo, terá capacidade anual de quarenta gigawatts-hora (GWh) e fornecerá baterias para cerca de meio milhão de carros elétricos. A nova empresa será responsável pela gestão das operações no exterior e também será responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de células de energia. Além disso, a produção está prevista para começar em meados de 2025.

IMPERDÍVEL:
Mercado Livre está contratando: São 146 vagas de emprego disponíveis em várias regiões do Brasil com oportunidades para diversas áreas
Publicidade

Além de liderar o fornecimento de equipamentos das instalações da VW, a PowerCo também estará na vanguarda de toda a cadeia de valor de baterias. Como resultado, pretende-se que mais bens, incluindo sistemas de armazenamento de rede de energia, sejam adicionados no futuro.

Volkswagen planeja operar seis giga fábricas de baterias na Europa até 2030, e aumentar o volume total de 40 GWh para 240 GWh

A planta que está sendo construída na Alemanha servirá de modelo para outras unidades que serão instaladas em todo o continente Europeu. Quando se pensa no futuro, percebe-se que para acomodar certos avanços, alguns ajustes precisarão ser feitos. Como resultado, haverá uniformidade nas mercadorias, nos processos, nos equipamentos, entre outras áreas, e tudo será feito pela Volkswagen, baseando-se na “giga fábrica” de Salzgitter.

IMPERDÍVEL:
Ambev Tech está com 59 novas vagas de emprego na área de tecnologia para São Paulo e todo o Brasil inclusive Home Office

Leia: Governo terá que recalcular e aumento do salário mínimo poderá vir acima do esperado em 2023

Publicidade

Os dados sugerem que já foram elaborados planos para mais três “Giga fábricas”, com a próxima prevista para ser construída em Valência, na Espanha. No entanto, além do mercado europeu, a empresa também contempla a expansão para o mercado norte-americano, garantindo assim, a geração de empregos não só na Europa, mas em várias partes do mundo. No futuro, quem sabe não surge uma dessas fábricas gigantes aqui no Brasil, complementando o mercado de trabalho por aqui também.

IMPERDÍVEL:
Auxílio Bem caminhoneiro: Quem terá direito de receber as duas parcelas do benefício já no mês de agosto?
Publicidade
Artigos relacionados