O que é preciso para trabalhar na Receita Federal?
Primeiramente, uma dúvida muito comum entre aqueles que estão começando agora no ramo dos concursos públicos é: O que é preciso para entrar na Receita Federal? Devido aos benefícios que a instituição oferece, tem sido cada vez mais comum que muitas pessoas busquem informações de como seguir uma carreira por lá.
Basicamente, existem dois cargos no quadro da Receita Federal: Auditor-Fiscal e Analista-Tributário. Para conseguir a aprovação, é necessária uma exigência comum para ambos: a conclusão de qualquer curso de graduação, ou o famoso nível superior.
Inclusive, vale citar um mito comum sobre a Receita Federal, onde muitos acreditam que há um cargo de nível médio. Porém, devemos dizer que a Receita Federal não conta com cargos de nível médio no seu quadro, onde muitas pessoas confundem a entrada na Receita Federal com o ATA.
Afinal, o que é preciso para entrar na Receita Federal?
Basicamente, podemos definir o ATA como uma carreira no Ministério da Economia, que conta com duas funções: assistente técnico-administrativo e o Analista Técnico-Administrativo. Embora tais funções não exijam uma formação superior, tais cargos não atuam somente na Receita Federal, mas sim em diversos órgãos juntos a Receita.
Qual conteúdo estudar para o concurso da Receita Federal?
Primeiramente, para entender o que é preciso para entrar na Receita Federal vale citar que além da formação superior, ainda há conhecimentos específicos para ambos os cargos. Assim, o seu cronograma de estudos deve ser adaptado e focado nas seguintes matérias:
Vaga para Analista-tributário
Conhecimentos Gerais da Prova
- Língua Portuguesa;
- Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Direito Constitucional e Administrativo;
- Administração Geral
- Raciocínio Lógico
Conhecimentos Específicos
- Contabilidade Geral;
- Direito Tributário;
- Legislação Aduaneira e Tributária.
- Informática.
Vaga para Auditor-fiscal
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa;
- Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
- Administração Geral e Pública;
- Raciocínio Lógico.
Conhecimentos Específicos:
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Auditoria;
- Legislação Aduaneira
- Legislação Tributária;
- Comércio Internacional;
- Contabilidade Geral;
- Contabilidade Avançada.
Por fim, devemos lembrar que o último concurso para ambas as vagas ocorreu em 2014, sob o comando da Esaf. Neste sentido, é possível que um novo edital seja liberado quanto antes, portanto, comece a planejar o seu cronograma de estudos quanto antes para garantir a sonhada aprovação.
Sobre o Autor
0 Comentários