O iPhone completa 15 anos: um olhar sobre a história do dispositivo mais influente 

Escrito por Bruno Teles
Publicidade

Há 15 anos, a Apple lançou o que é sem dúvida o seu maior produto: o IPhone. Dessa forma, após mais de uma década em ascensão, podemos dizer que o dispositivo é um dos produtos mais reconhecidos do mundo, portanto, o Iphone completa 15 anos tendo o reconhecimento que poucos produtos tiveram ao longo da história.

Lançado nos Estados Unidos em junho de 2007 — e em mais seis países em novembro do mesmo ano — o IPhone foi uma verdadeira revolução, pois além de mudar como nos comunicamos, foi responsável por alterações no comportamento e dia a dia dos usuários.

Desde o lançamento, as primeiras críticas sobre o IPhone foram primorosas. Isso porque os detalhes e estilo que o aparelho possuía eram motivos de aplausos. Entretanto, alguns problemas de conectividade de rede foram apontados, mas, o erro estava nas redes de operadores de telefonia, não no próprio dispositivo.

iPhone completa 15 anos
iPhone completa 15 anos (Reprodução: divulgação)
Publicidade

Revolucionário desde o seu lançamento, o IPhone completa 15 anos à frente do seu tempo: isso porque quando ganhou vida no mercado, ele oferecia somente 4 GB ou 8 GB de armazenamento. Parece limitado comparado às opções de 1 TB atuais, mas, foi uma grande revolução para a telefonia na época.

Em julho de 2008, o iPhone 3G foi lançado em todo o mundo. Por ele, era possível obter velocidades de dados melhorados e a adição da Apple App Store. Embora ofereça somente 500 aplicativos no lançamento, a loja de aplicativos marcou uma época e mostrou ser uma significativa mudança em comparação ao seu modo anterior.

Tal ideia de lançar regularmente novos produtos foi essencial para o sucesso da Apple. Isso porque a  ideia de lançar atualizações regulares atraiu uma legião de fãs entusiasmados, que ficavam ansiosos por cada lançamento ou melhoria que o produto poderia ter.

IPhone completa 15 anos: A influência que poucos dispositivos tem

Publicidade

Em 2013, a Apple resolveu iniciar. Durante o lançamento do iPhone 5S foi incluído o Touch ID, onde os usuários podiam desbloquear seus aparelhos com a impressão digital. Embora não fosse uma novidade do mundo da tecnologia, o mecanismo atraiu novos usuários e consolidou o IPhone entre os aparelhos mais amados do mundo.

Em 2020, uma nova mudança ocorreu. Desta vez durante o lançamento do iPhone 12. Segundo a Apple, os consumidores possuíam uma gama de dispositivos para carregar, o que implicou na remoção dos carregadores no unboxing. Na época, os usuários ainda recebiam um cabo de carregamento USB-C para Lightning, mas não era o carregador adequado para o novo modelo.

Neste sentido, a Apple justificou que os usuários de IPhone possuem uma gama de carregadores antigos, entretanto, nenhum deles suportava o novo cabo USB-C, que era mais rápido e eficiente. Por ele, a velocidade de carregamento é brilhante, pois é possível reabastecer o dispositivo em uma quantidade menor de tempo.

Publicidade

Por fim, podemos dizer que os novos iPhones já são microcomputadores sofisticados, que oferecem aprimoramentos infinitos para os seus novos e velhos usuários. Portanto, podemos afirmar que o IPhone completa 15 anos sendo uma das invenções mais eficientes do novo século.

Publicidade
Artigos relacionados