FGTS pode ser usado para pagar parcelas atrasadas do imóvel

FGTS pode ser usado para pagar parcelas atrasadas do imóvel FGTS pode ser usado para pagar parcelas atrasadas do imóvel
Publicidade

O FGTS passa a ser utilizado como forma de pagamento de parcelas atrasadas de imóvel a partir do dia 2 de Abril. O mutuário que for inadimplente com o pagamento da casa própria pode usar o fundo de garantia de tempo de serviço para negociar até doze prestações atrasadas. O conselho curador do FGTS aprovou tal medida no dia 20 de Abril.

Essa medida terá duração até 31 de dezembro. Já faz um tempo que o Fundo de Garantia pode ser usado tanto para reduzir o preço das prestações futuras ou abater os atrasos de até 90 dias. Mas o uso dos recursos para o pagamento de mais de 3 parcelas atrasadas costumava necessitar de autorização da Justiça, fato que mudou agora.

Publicidade
IMPERDÍVEL:  ProfEPT está oferecendo 654 vagas distribuídas em diversas instituições de ensino por todo o Brasil

Conforme o conselho curador, há 80.000 mutuários dos financiamentos habitacionais com número de atraso superior a 3 parcelas. E com 3 meses atrasados já estão configurados em inadimplência grave. Entre os 80 mil mutuários, 50% têm a conta vinculada com o FGTS.

Durante o dia 27 de Abril, a Caixa Econômica Federal, responsável pela administração do fundo de garantia, realizou a atualização das regras. E conforme os bancos, você pode sacar os recursos em parcela única, e poderá usar o débito para negociar as respectivas prestações.

Publicidade

FGTS poderá ser utilizado para pagar parcelas atrasadas 

O trabalhador que tiver interesse em quitar suas parcelas que não foram pagas, deverá procurar o banco responsável pelo financiamento habitacional. Com isso, o mutuário assinará o documento de autorização de movimentação da conta vinculada do fundo de garantia, e assim poderá abater um percentual de até 80% da prestação, de até 12 parcelas de atraso.

IMPERDÍVEL:  Edital do concurso do Banco do Nordeste será divulgado em breve, com vagas para níveis médio e superior

Esse mecanismo será válido apenas para imóveis de até R$ 1,5 milhões de reais. Aqueles que utilizarem o saldo em conta do FGTS para reduzir o saldo devedor e também o número de prestações, não vai mais poder usar os fundos para realizar a quitação das prestações que não foram pagas antes do final deste intervalo.

Publicidade

Sobre o Autor

Felipe Souza
Felipe Souza

Felipe Souza é Redator há 3 anos e é formado em Direito. É apaixonado pela natureza, literatura e tecnologia. Para ele o conhecimento constitui a maior de todas as riquezas. @f3lipz

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *