Como estudar para concurso: Essas dicas podem ajudar a garantir a sua sonhada vaga

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicidade

Quer obter o seu tão sonhado cargo como servidor público? Aqui vão algumas dicas que você não pode perder que irão te auxiliar a estudar para concurso e a atingir essa meta!!

Concurso público, palavras que muita gente ouve falar, ou tem um amigo que indica, ou que estuda w está sempre te falando sobre. Contudo, mesmo com aquele seu amigo que fala sempre sobre as novidades do mundo dos concurseiros na roda de amigos você ainda não sabe o que é um concurso público? Vou lhe deixar por dentro do contexto em que ele se insere e como estudar para concurso sem precisar pagar nenhum curso preparatório.

6 formas de como estudar para concurso

1 – Tenha em mente o que estudar para o concurso almejado

Publicidade

Tenha em mente qual carreira ou qual concurso você está estudando, não perca tempo estudando de forma aleatória para concursos públicos, ou dessa forma não será bem-sucedido.

IMPERDÍVEL:
Concurso EEAR da Aeronáutica: Sai novo edital com 225 vagas de nível médio para homens e mulheres

Hoje em dia os processos seletivos estão mais refinados, mais objetivos e complexos. Dessa forma, quanto antes você decidir qual certame está visando melhor!

Alguns fatores podem auxiliar na sua escolha, de qual certame se quer, caso você não tenha ideia de qual deseja, algumas delas são:

  • Local de lotação;
  • Nível da seleção;
  • Progressão de carreira;
  • Remuneração e benefícios;
  • Área de atuação e atribuições do cargo;
  • Jornada de trabalho.

2 – Crie uma rotina de estudos eficaz

Publicidade

Estudar para concurso vai necessitar de você uma rotina de estudos eficaz, de modo que você consiga garantir objetivamente um aproveitamento melhor dos estudos, fazendo com que seu cérebro absorva o conteúdo e tenha um bom desempenho.

Evite ficar se distraindo, para assim ter um rendimento e aprendizado melhor, a dica é evitar as distrações enquanto se estuda, e manter sempre o foco, por isso é importante estipular um horário. Para assim absorver bem o conteúdo e claro, ter um descanso mental e físico.

IMPERDÍVEL:
TJ PB 02/2022: Tribunal de Justiça da Paraíba em parceria com o CIEE abrem edital para contratação de estagiários

Leia: Estudar utilizando questões de concursos anteriores? Saiba porque isso pode te ajudar!

Publicidade

Crie o hábito de revisar os conteúdos, às vezes é possível esquecer de algo, até porque é normal se esquecer de algo que se aprende em menos de um dia. E tente diversificar os estudos, já foi comprovado que diversificá-los auxilia no processo de aprendizado.

3 – Tenha objetivos claros ao estudar para concurso

Para criar um hábito de estudos eficaz e fazê-lo com que atinja sua expectativa é imprescindível ter objetivos claros, essa é a primeira etapa. É crucial ter um planejamento que esteja em concordância com a sua rotina e simultaneamente lhe permita estudar para concurso de maneira mais abrangente.

Organize seus estudos por meio de planos e prepare também pequenas metas diárias, crie objetivos a serem alcançados a cada dia sobre determinado tema ou questões.

IMPERDÍVEL:
Concurso da Prefeitura de Curitiba - PR 2022 tem edital publicado com 905 vagas e salários de até R$ 6,6 mil

4 – Resolva provas antigas

Resolver questões de provas de concurso é uma forma certeira de estudar, tendo em vista isso você consegue colocar em prática todo conhecimento adquirido e saber seus limites e dificuldades, o que também lhe garante conhecimento sobre o tipo de prova e saiba o que a banca analisa na hora da correção.

5 – Local de estudo

É ideal que se tenha um local apropriado para se estudar, que deva ser calmo, silencioso e privado, para que se tenha um foco e concentração melhores.

Tenha sempre seus materiais próximos de você, que seja organizado, livros, provas antigas e também recurso online (internet).

6 – Aulas online

Se você tem alguma dúvida sobre o que estudar para concurso, a internet oferece um leque enorme de videoaulas para isso, mas claro, use com sabedoria, e procure sempre exatamente o que quer assistir para assim não perder tempo com temas irrelevantes.

Publicidade
Artigos relacionados