Estudar utilizando questões de concursos anteriores? Saiba porque isso pode te ajudar!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicidade

Estudar para concurso resolvendo questões é uma das formas mais eficazes que existe. Desse modo o candidato tem uma noção de como a banca avaliadora desenvolve a prova, e comumente, averígua como são abordados os temas no decorrer da prova.

Estudar para concurso com provas anteriores tem suas vantagens para se obter um cargo público. Um obstáculo enorme para quem vai prestar concurso público é se preparar e estudar. Muita gente necessita fazer conciliação, trabalho e estudo, curso ou qualquer outra atividade que tome muito do seu tempo.

Dentre os modos mais viáveis de se estudar, resolvendo questões de concursos anteriores, facilita frisar na memória o conteúdo estudado e absorver as matérias cobradas.

Publicidade

Índice

Benefícios de estudar resolvendo questões de concurso

  1. Estudar através de questões de concurso é menos cansativo;
  2. Estudar através de questões de concurso é um método ótimo de revisão de conteúdo;
  3. As questões de concurso potencializam o aprendizado;
  4. Você pode avaliar seu desempenho, comparando as questões de concursos anteriores.

Busque sites com questões de concurso com resoluções e comentários. Assim você pode estudar através das questões, resolvendo-as, e logo em seguida comparando as respostas. É uma ótima alternativa, pois aponta seus erros e acertos.

Estudar por questões de concurso amplifica a capacidade de memorização

O método de estudo através das questões de concurso é um ótimo recurso, que auxilia na amplificação da memorização do conteúdo. Esse fator se dá pelo estímulo do hemisfério esquerdo do cérebro, que é o responsável pelo raciocínio lógico, matemática, fala, etc.

IMPERDÍVEL:
Novo concurso do IBGE 2022: instituto abre edital com 398 vagas para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor
Publicidade

Não basta elucidar questões avulsas de concursos, é crucial que sejam questões do perfil do seu certame. Desse modo, resolva questões já elucidadas pela sua banca, é preferível que sejam questões mais recentes e de certames dos anos anteriores.

Leia também: Firjan Senai abre inscrições para centenas de vagas em cursos gratuitos

Observe sempre o que vai cair na prova, aprimore sua memória e sua qualidade de estudo vai melhorar muito, e tendo grandes chances de fazer uma pontuação ótima no concurso.

Publicidade

Identifique os seus erros nas questões de concursos passados, essa se torna uma estratégia muito eficiente. Após resolver os exercícios, dê uma conferida em quais você errou e as marque, para um futuro próximo, você consiga resolvê-las.

IMPERDÍVEL:
TJ PB 02/2022: Tribunal de Justiça da Paraíba em parceria com o CIEE abrem edital para contratação de estagiários

Conheça as suas dificuldades

Ao estudar através das questões de concurso, você pode identificar os seus pontos fracos, os quais o seu percentual de acerto é mínimo, quase zero.

Caso você atinja um percentual de acerto de 80%, é preciso identificar o que contribuiu para os 20% do erro. Se, por exemplo, o seletivo teve 30 questões e você só acertou 25, verifique quais são os assuntos das 5 que você errou.

É importante sempre ler as questões, analisar para não cair numa pegadinha ou coisa do tipo, às vezes você pode errar por um simples erro de interpretação, e sempre resolva as questões que você considera ter mais domínio, deixando assim as mais difíceis para o final.

Publicidade
Artigos relacionados