Concurso Polícia Penal CE: Autorizado! 600 vagas para 2023!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicidade

O concurso Polícia Penal CE está autorizado e terá 600 vagas abertas para a Secretária de Administração Penitenciária do Ceará. A informação foi feita por Mauro Albuquerque, Secretário de Administração Penitenciária do Estado, no último sábado (25) nas redes sociais.

Segundo Albuquerque, a governadora autorizou o concurso para o próximo ano, com o objetivo de gerar segurança pública, pensando em retirar policiais militares que ainda fazem a guarda externa nas guaritas, para fazerem nas ruas.

Edital do concurso da polícia penal do Ceará será lançado em 2023

Publicidade

A projeção agora é para que a portaria autorizativa possa ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias. Além disso, deve ser desenvolvida uma comissão organizadora para que os preparativos tenham início e sejam realizados o acompanhamento das próximas fases.

IMPERDÍVEL:
Concurso IBGE 2022: instituto divulga mais um edital com 15 mil vagas para recenseador

Apesar de já terem o aval do governo, o concurso da polícia penal do Ceará deve ser lançado apenas no próximo ano. Mauro Albuquerque já havia manifestado o interesse de solicitar a realização de concurso polícia penal para o próximo ano.

Leia: Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais tem 284 vagas em novo concurso público aberto. Salários são de até R$ 5 mil

Publicidade

De acordo com o secretário, os estudos estavam em andamento com o objetivo de solicitar ao governador do Ceará para o ano de 2023. Este ano deve ser reservado para a conclusão destes estudos e do início das etapas prévias do concurso Polícia Penal – Ceará.

Concurso Polícia Penal do Ceará beneficiará 3,7 mil agentes

No segundo semestre de 2020, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que desenvolve a carreira de policial penal do Estado do Ceará foi publicada. A proposta foi aprovada oficialmente, sendo assim, possibilita a realização do novo Concurso Polícia Penal no Ceará. A Polícia Penal de natureza permanente, com função indelegável de Estado, ligada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.

IMPERDÍVEL:
Novo concurso do IBGE 2022: instituto abre edital com 398 vagas para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor

Augusta Brito, líder do governo na Casa, pontuou que a proposta é uma demanda histórica e garante ser um ganho para os profissionais. O governo do estado do Ceará afirma que a mudança beneficia cerca de 3,7 mil agentes, que serão aprovados para policiais penais.

Publicidade

De acordo com Mauro Albuquerque, secretário de Administração Penitenciária, a normatização chega para regulamentar as ações práticas que os policiais penais do Ceará fazem com muito esforço. Além disso, a PEC gera um respaldo mais forte na segurança pessoal e institucional  e uma aposentadoria justa para o trabalho dos agentes.

Último concurso registra quase 77 mil inscritos

O último concurso para a carreira de agente penitenciário do Ceará foi realizado há três anos e ofertou cerca de 1 mil vagas. O edital foi publicado pelo Instituto AOCP, banco organizadora. Do total de vagas, foram 850 vagas para homens e 150 para mulheres, com exigência de nível médio.

IMPERDÍVEL:
Concurso EEAR da Aeronáutica: Sai novo edital com 225 vagas de nível médio para homens e mulheres

Os salários disponibilizados para os aprovados na época eram de R$ 3.747,29. O concurso Polícia Penal no Ceará registrou mais de 76,9 mil inscritos, sendo realizado com diversas etapas, chegando a um total de seis cursos de formação:

  • Inspeção de Saúde: exames médico, odontológico e toxicológico;
  • Investigação Social e Funcional;
  • Avaliação de Capacidade Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Curso de Formação Profissional;
  • Prova objetiva.

A prova objetiva contou com 60 questões de múltipla escolha, devendo o candidato alcançar no mínimo de 50% de aproveitamento para ser habilitado às próximas fases. As disciplinas das provas foram:

  • Língua Portuguesa – 12 questões;
  • Noções de Direito – 10 questões;
  • Legislação Especial – 10 questões;
  • Direitos Humanos e Cidadania – 10 questões;
  • Noções de Informática – 6 questões;
  • Conhecimentos Específicos – 12 questões.
Publicidade
Artigos relacionados