UFOPA e ASIMAS oferecem cursos gratuitos para jovens e adultos de Santarém

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicidade

Com o intuito de qualificar e gerar intercâmbio profissional entre a universidade e o setor florestal, a Associação das Indústrias Madeireiras de Santarém e Região Oeste do Pará (Asimas), em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), anunciaram nesta segunda-feira (20) a abertura de cursos gratuitos em Secagem de Madeira.

No total, 27 profissionais do setor florestal participam do treinamento com oficinas teóricas e práticas até esta sexta-feira (24).

Importância dos cursos gratuitos para Santarém

De acordo com Valmir Mafra, que participa dos cursos gratuitos e atua no segmento de estufa e tabicamento, a secagem é um processo complexo e quanto mais pessoas entenderem sobre as boas práticas de execução, a eficiência da secagem se torna cada vez mais prática em seu trabalho.

Publicidade

Este processo dentro da produção florestal é essencial e estratégico, principalmente, para garantir uma boa qualidade final do produto, de acordo com o Engenheiro Florestal Osmar José Romeiro de Aguiar, pesquisador da Embrapa por mais de 30 anos, que é facilitador dos cursos da UFOPA e ASIMAS.

PARA VOCÊ:
Sesc EAD – EJA oferece curso gratuito para jovens e adultos

Leia: Emprega Mais Paraná: Ação itinerante gerará centenas de empregos para centenas de famílias

De acordo com Osmar Aguiar, a secagem da madeira é uma das atividades de maior custo para a indústria. Caso não haja madeira seca, não há um produto de qualidade. É um insumo de maior valor agregado, tendo em vista que para o processo também é consumida energia elétrica, energia térmica por meio do vapor e mão de obra especializada.

Alunos aprenderão com alta tecnologia e técnicas avançadas

Publicidade

A parceria com o Laboratório de Tecnologia da Madeira da Ufopa em Santarém, conecta as empresas locais com o que há de mais moderno em técnicas e informação sobre secagem de madeira.

De acordo com Victor Moutinho, professor de engenharia florestal da UFOPA, grande parte da produção florestal do estado vem de Santarém, mais precisamente do Tapajós e Baixo Amazonas. E enquanto em diversas outras regiões a produção vem sendo reduzida, neste local em específico acontece justamente o contrário.

PARA VOCÊ:
Estudantes da rede pública do Pará podem participar do Processo Seletivo para obterem bolsa de estudo integral no curso de medicina

São áreas de concessão, com projeto de manejo. E essas empresas, com essa expansão estão instalando novas estufas, buscando melhorias em seus processos e tudo isso necessita de uma capacitação dos recursos humanos.

Publicidade

É importante ressaltar que a Asimas reúne 13 empresas ligadas a um quadro de aproximadamente 900 colaboradores na região e cursos gratuitos assim, aperfeiçoam e vão além, com o objetivo de melhorar cada vez as boas práticas no setor florestal de Santarém.

Conteúdos dos cursos

Nesse curso de 5 dias, será realizado um panorama do que acontece nos diversos processos de secagem de madeira com o objetivo de apresentar um panorama do que acontece nos vários processos de secagem de madeiras ao público com conhecimento de nível médio para gerencial.

PARA VOCÊ:
Firjan Senai abre inscrições para centenas de vagas em cursos gratuitos

O curso é voltado para empresários, autônomos, profissionais liberais, supervisores, vendedores, coordenadores e qualquer outro profissional que esteja ligado à cadeia produtiva da madeira que precisam de conhecimento e habilidades sobre o assunto.

Entre os conteúdos estão a Secagem e elementos principais em temas como temperatura, relação madeira umidade, umidade de equilíbrio, cálculo ponto de Orvalho, Água na Madeira, Movimento da Água na Madeira, Água na parede celular, Água de impregnação, Água Química ou higroscópica. Além disso, também podem haver conteúdos como Anisotropia da Madeira na Secagem, Características Macroscópicas da Madeira, Cálculos de Umidade na Madeiro ou Densidade, Estufas de secar madeiras, Características, Componentes, Tipos, Atuadores e Periféricos, Damper, Válvulas, Purgadores, Tipos, Operando Estufas, Umidificação Tipos (Banhos), Controles da Qualidade da Secagem, entre outros.

Publicidade
Artigos relacionados