Saque do FGTS, A Caixa Econômica Federal segue realizando as liberações do saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Por Felipe Souza

São Paulo, 06 de maio de 2022, Por Felipe Souza – E se eu perder o saque do FGTS? Muitos carregam dúvidas a respeito do atraso em solicitar o saque extraordinário de R$ 1000 reais, e perder o direito estabelecido pelo calendário. Veja o que acontece e o que pode ser feito em situações de atraso.

A Caixa Econômica é responsável por realizar as liberações extraordinárias do FGTS. São mais de 40 milhões de trabalhadores que possuem fundos inativos ou ativos.

Essa liberação do Fundo de Garantia segue um calendário oficial, que escalona o direito de realizar o saque de acordo com a data de aniversário de cada trabalhador. E nesse exato momento o saque pode ser feito apenas por trabalhadores nascidos em Janeiro, Fevereiro e Março, conforme as datas estipuladas pela tabela.

PARA VOCÊ:
Encontro Jornada Auxílio Brasil em Belém teve participação da prefeitura de Santarém

E justamente por isso há um número enorme de trabalhadores que questionam sobre o que aconteceria se eles perdessem a data de realização do saque. Teria alguma forma de sacar ou ocorreria a perda do direito de conseguir esses R$ 1000 reais?

Saque do FGTS: Tem como perder o direito de saque por atraso?

O medo de atrasar as datas do saque do FGTS é um medo recorrente em muitas famílias. E para deixar a situação um pouco mais clara, ressaltamos que não acontecerá nada de ruim se o trabalhador esquecer de sacar o dinheiro na data do seu respectivo direito. Não há nenhuma penalidade para o atraso. Pois as datas são referentes apenas ao momento em que o saque será disponibilizado, ou seja, você não perderá esse dinheiro e ele continuará nos seus fundos de garantia.

PARA VOCÊ:
Santarém lança projeto Cidadania Ativa para Idosos

Mas ainda assim é importante relembrar que a data para realizar o saque extraordinário vai até quinze de dezembro. Ou seja, se você não realizar o saque até essa data não poderá mais sacar esse valor dessa forma. E só poderá sacar depois de muito tempo através das condições previstas, que são mais difíceis de se obter.

Artigos relacionados