Como fazer Concurso Público: Passo a passo para um concurseiro de primeira viagem!

Escrito por Bruno Teles
Publicidade

No Brasil, a busca por uma carreira estabilizada é uma missão para muitas pessoas. Desde a graduação e novos empreendimentos, ter uma vida estável é o sonho de muitas pessoas. Neste sentido, algumas pensam no famoso concurso público, mas, quando nunca se faz uma pergunta é sempre a mesma: como fazer concurso público no Brasil?

Nesta perspectiva, a carreira no serviço público é bastante atraente, especialmente se você é daqueles que ama a possibilidade de um trabalho estável. Inclusive, talvez essa seja a grande meta de muitos concurseiros no Brasil: a tão sonhada aprovação para ter uma vida estável e próspera.

Como fazer Concurso Público
Como fazer Concurso Público (Reprodução: divulgação)

Por isso, para você que começou a ver a carreira pública como uma boa opção para ter uma vida mais estável, separamos algumas dicas de como fazer concurso público no Brasil. Assim, além de se preparar para os mais variados concursos, você ainda entende mais sobre a dinâmica dos concursos.

Publicidade

Conteúdo

Como Fazer Concurso Público no Brasil?

Muito antes de começar a estudar ou conferir os editais, existem algumas informações que você deve saber para começar a estudar para o concurso público. Isso porque não se deve sair fazendo qualquer prova por aí, pois não é assim que a aprovação plena chega. Confira algumas dicas abaixo:

Escolha bem a carreira pública

Primeiramente, é necessário que você escolha a carreira pública que deseja seguir, considerando o cargo que deseja exercer. Dessa forma, você estará mais motivado a prosseguir com o seu cronograma de estudos, além de filtrar os seus conhecimentos para ter um conhecimento mais eficiente.

Publicidade

Neste sentido, é comum que muitas pessoas busquem carreiras genéricas, muitas vezes motivadas apenas pela remuneração. Entretanto, lembre-se que a sua aprovação consiste em um cargo a longo prazo — talvez a vida inteira — e você não vai querer passar todo esse tempo exercendo algo que não gosta.

Busque estudar as atualidades

Atualmente, podemos dizer que praticamente todo concurso público possui atualidades. Neste sentido, ao analisar o edital, confira se a resposta é positiva, caso seja, sempre busque acessar os portais de notícias mais relevantes, fixando as notícias que mais se encaixam com o padrão de prova.

IMPERDÍVEL:
Concurso UFBA 2022: Universidade Federal da Bahia publicou edital para um novo Concurso Público com 36 vagas

Além disso, foi comum que os concursos públicos adotassem as atualidades dos últimos dois anos. Portanto, assuntos como política, mudanças climáticas, agronegócio, questionamentos sociais, entre outros, sempre estão presentes nas provas. Por isso, não deixe de se atualizar sempre.

Defina um cronograma de estudos

Publicidade

Após conhecer a dinâmica e gênero do concurso público que se estudará, o próximo passo é montar um cronograma de estudo. Para começar, é ideal que você escolha duas disciplinas de estudo por dia, divididos em blocos de estudos de duas horas cada.

Posteriormente, também é indicado que você comece a estudar pela matéria que mais tem afinidade. Assim, além de não “quebrar a cabeça” na hora de estudar, fica mais fácil pular para o próximo tema. Uma outra dica interessante é sempre revisar por 10 minutos tudo que aprendeu antes de seguir para outra matéria.

IMPERDÍVEL:
Concurso EEAR da Aeronáutica: Sai novo edital com 225 vagas de nível médio para homens e mulheres

Saiba escolher o material de estudo

Podemos dizer que a internet é uma grande ferramenta para estudar para concursos públicos. Porém, é necessário ter em mente que a quantidade de material disponível é exorbitante, por isso, é necessário elaborar uma filtragem antes de começar o seu cronograma de estudos.

Dessa forma, a pergunta “Como fazer concurso público?” fica mais fácil de ser respondida: o seu material está filtrado no concurso que você deseja fazer, especialmente com livros e apostilas adaptados para eles. Além disso, não pense em materiais somente como livros empilhados, pois videoaulas, palestras, e até mesmo reels do Instagram podem nos auxiliar a estudar para concursos públicos.

Finalmente, ser um concurseiro não é fácil. Embora muitas pessoas estudam há anos para concursos públicos, não pense na concorrência como um problema para a sua aprovação. Tenha em mente que com bastante foco e organização, é possível compreender o mundo dos concursos públicos e ter a sonhada aprovação.

Publicidade
Artigos relacionados