Programa Tech.Já está abrindo 80 vagas de formação profissional gratuita na área de Tecnologia da Informação

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicidade

Os jovens do Espírito Santo, que tenham entre 18 a 29 anos, que já concluíram o Ensino Médio, sendo na rede pública de ensino e tenham renda familiar de até 2 salários mínimos, poderão se inscrever até o dia 5 de agosto no Programa Tech.Já, que está disponibilizando cerca de 80 vagas gratuitas de formação profissional em Tecnologia da Informação (TI). O Projeto Tech.Já é uma iniciativa da Junior Achievement Brasil, em parceira com o BID e o Google.

Programa Tech.Já, da Junior Achievement Brasil, está ofertando vagas gratuitas para formação profissional em Tecnologia da Informação

O Programa Tech.Já está incentivando à entrada de jovens no mercado de trabalho dentro da alta demanda por profissionais na área de Tecnologia da Informação.

IMPERDÍVEL:
Raízen em parceria com a Gama Academy está oferecendo 45 vagas de curso gratuito online de programação para desenvolvedores
Publicidade

Ao redor do país, são cerca de 480 vagas para receber bolsas para os cursos de Tecnologia da Informação, ofertados de forma online e gratuita. Ao todo, são 4 meses de curso, com 20 horas de aulas semanais. O curso também promete abordar temas como autoconhecimento, ética, apoio para a elaboração de currículos e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego.

Leia também: Concurso Senado 2022: Novos detalhes foram revelados, confira!

Os jovens receberão um certificado profissional de Suporte de Tecnologia da Informação ao final do curso, através do Google em parceria com a Certificação Junior Achievement Brasil. E com o término do curso, os jovens automaticamente entram no banco de talentos das empresas parceiras do Projeto Tech.Já, dando aos mesmos uma possibilidade maior de participarem dos processos seletivos para as vagas que estiverem disponíveis.

IMPERDÍVEL:
SENAI disponibiliza diversas vagas de cursos online gratuitos para todo o Brasil em diversas áreas

Requisitos para participar do Programa

Publicidade

De acordo com dados cedidos pela Associação de Empresas do Setor Tecnológico, a Brasscom, em 2024 a área de Tecnologia da Informação precisará de pelo menos 420 mil novos profissionais. No entanto, o treinamento de técnicos já formados na área não será suficiente para atender a essa demanda, mesmo que cerca de 46 mil pessoas sejam treinadas por ano.

Portanto, para garantir uma vaga no Programa Tech.Já, não é necessário ter experiência ou até mesmo o conhecimento técnico na área, mas o candidato precisa corresponder com os seguintes requisitos exigidos para participar do processo de seleção. Veja a seguir:

  • Ter idade entre 18 e 29 anos;
  • Possuir renda familiar per capita de menos de 2 salários mínimos;
  • Ter concluído o Ensino Médio em uma escola da rede de ensino pública;
  • Não estar trabalhando (em emprego formal CLT, PJ, MEI ou Jovem Aprendiz) ou estudando (em cursos de Ensino Superior, Tecnólogos ou Técnicos);
  • Ser residente na cidade onde será ofertado o Programa (mesmo que a oferta seja online, é necessário que os jovens residam nas cidades onde as vagas serão oferecidas).
IMPERDÍVEL:
Fundação Bradesco disponibiliza cerca de 80 opções de cursos gratuitos para estudar pela internet em todo o Brasil

Inscrições

Os jovens que estiverem interessados nas vagas passarão, inicialmente, por um teste de perfil e compatibilidade com a área profissional (ou seja, Tecnologia da Informação), e na última etapa da seleção, os candidatos vão participar da Semana Experimental do curso.

Publicidade

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 5 de agosto de 2022, com 80 vagas disponíveis para o estado do Espírito Santo. As aulas estão previstas para terem início no final de agosto. Para se inscrever, basta clicar no link a seguir: https://jabrasil.org.br/ti.

Publicidade
Artigos relacionados