O preço da gasolina será afetado pela crise geopolítica?

Escrito por Felipe Souza
Publicidade

O preço da gasolina não tem sido nada amigável ao povo brasileiro nestes últimos anos. E infelizmente a tendência dos preços tem se tornado cada vez mais negativa. Muitos se perguntam para qual direção os preços dos combustíveis irão com a nova crise geopolítica que envolve grandes potências petrolíferas. 

Hoje a defasagem dos preços já alcança 40%. Mas o governo pratica uma política de intervenção para limitar o repasse ao consumidor, para que assim limite o aumento dos preços. 

É evidente que hoje o petróleo atingiu o maior patamar de precificação dos últimos 14 anos. E os Estados Unidos da América anunciaram um grande boicote à importação do petróleo russo. Portanto isso tem gerado um grande temor ao mercado consumidor, levando-se em conta que os EUA influenciam a decisão de muitos outros países em relação ao comércio com a Rússia.

PARA VOCÊ:
Como fazer Concurso Público: Passo a passo para um concurseiro de primeira viagem!
Publicidade

Todo esse cenário tem gerado incertezas cada vez maiores no Brasil, tanto em relação ao preço dos barris de petróleo quanto em relação a gasolina, diesel  e gás de cozinha.

O preço da gasolina e o novo cenário global

O presidente tem defendido em sua campainha que não irá deixar a Petrobrás repassar os aumentos integralmente para evitar que os brasileiros de menor poder aquisitivo sofram com os aumentos excessivos da gasolina. Mas a questão é que dependendo do percentual da subida da precificação do ativo em dólar, será quase impossível evitar o repasse dos preços.

PARA VOCÊ:
Vagas de emprego para trabalhar na Nubank, Samsung e Shopper, confira 

Portanto o governo segue avaliando as possibilidades para contornar o aumento excessivo dos preços. E uma das alternativas tem sido o congelamento de preços por seis meses. Reduzindo assim a margem de lucros da Petrobras para que o preço não prejudique os consumidores.

Publicidade

Mas o fato é que tudo tem se tornado uma incógnita ainda maior com a intensificação da guerra entre Rússia e Ucrânia, a qual afeta o mundo de forma direta por conta do conflito geopolítico desencadeado pela rixa entre Rússia e Estados Unidos.

Por favor, apoie nosso blog, Compartilhe! E você já estará fazendo muito por nós 🙂 Para compartilhar basta usar os botões do WhatsApp e Facebook. Obrigado 😀

PARA VOCÊ:
Concurso Bombeiro 2022: 612 vagas e edital está se aproximando
Publicidade
Artigos relacionados