O preço da gasolina será afetado pela crise geopolítica?
O preço da gasolina não tem sido nada amigável ao povo brasileiro nestes últimos anos. E infelizmente a tendência dos preços tem se tornado cada vez mais negativa. Muitos se perguntam para qual direção os preços dos combustíveis irão com a nova crise geopolítica que envolve grandes potências petrolíferas.
Hoje a defasagem dos preços já alcança 40%. Mas o governo pratica uma política de intervenção para limitar o repasse ao consumidor, para que assim limite o aumento dos preços.
É evidente que hoje o petróleo atingiu o maior patamar de precificação dos últimos 14 anos. E os Estados Unidos da América anunciaram um grande boicote à importação do petróleo russo. Portanto isso tem gerado um grande temor ao mercado consumidor, levando-se em conta que os EUA influenciam a decisão de muitos outros países em relação ao comércio com a Rússia.
Todo esse cenário tem gerado incertezas cada vez maiores no Brasil, tanto em relação ao preço dos barris de petróleo quanto em relação a gasolina, diesel e gás de cozinha.
O preço da gasolina e o novo cenário global
O presidente tem defendido em sua campainha que não irá deixar a Petrobrás repassar os aumentos integralmente para evitar que os brasileiros de menor poder aquisitivo sofram com os aumentos excessivos da gasolina. Mas a questão é que dependendo do percentual da subida da precificação do ativo em dólar, será quase impossível evitar o repasse dos preços.
Portanto o governo segue avaliando as possibilidades para contornar o aumento excessivo dos preços. E uma das alternativas tem sido o congelamento de preços por seis meses. Reduzindo assim a margem de lucros da Petrobras para que o preço não prejudique os consumidores.
Mas o fato é que tudo tem se tornado uma incógnita ainda maior com a intensificação da guerra entre Rússia e Ucrânia, a qual afeta o mundo de forma direta por conta do conflito geopolítico desencadeado pela rixa entre Rússia e Estados Unidos.
Por favor, apoie nosso blog, Compartilhe! E você já estará fazendo muito por nós 🙂 Para compartilhar basta usar os botões do WhatsApp e Facebook. Obrigado 😀
Sobre o Autor
0 Comentários