Matérias Básicas para Concurso – Quais são os conteúdos que mais caem? Dicas para iniciantes!

Escrito por Bruno Teles
Publicidade

Primeiramente, é comum o concurseiro iniciante se perguntar: quais são as matérias básicas para concursos públicos? Isso porque, apesar de os conhecimentos específicos diferirem para cada prova, os conhecimentos básicos permeiam a maioria das provas de concurso público no Brasil.

Neste sentido, se faz necessário conhecer alguns assuntos básicos sobre as provas. Para descobrir quais são, primeiramente é necessário avaliar o edital — mesmo que o anterior — que além de informar as matérias para estudo, em alguns casos ainda informa o quantitativo de questões para cada matéria da prova.

Matérias Básicas para Concurso 
Matérias Básicas para Concurso (Reprodução: divulgação)

Caso o edital não libere tais informações, ainda é possível conhecer as matérias básicas para concurso público pelas provas passadas. Assim, além de melhorar na fixação e resolução das questões, você ainda fica por dentro dos conteúdos mais procurados pelas bancas de cada concurso.

Publicidade

Conteúdo

Matérias Básicas para Concurso público para o seu Cronograma de Estudos

De modo geral, as bancas delimitam os conhecimentos gerais como as matérias básicas para concurso público. Neste sentido, tais questões estão no mesmo universo, e é comum que o mesmo conteúdo seja suficiente para entender questões de vários concursos diferentes.

Entre as matérias básicas para concurso podemos citar:

  • Língua Portuguesa
  • Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Atualidades
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo
  • Noções de Matemática básica

Língua Portuguesa

Publicidade

Basicamente, podemos dizer que todo e qualquer concurso público do Brasil possui língua portuguesa. Sendo assim, desde questões mais simples de gramática até mesmo as complexidades do Português, estudar língua portuguesa é a primeira matéria a se estudar para qualquer concurso público.

Informática

Desde da década de 1990, o estudo da informática tem sido proeminente nos concursos. Isso porque o serviço público modernizará os seus serviços, e compreender como funciona as funções de um computador é essencial para seguir carreira em qualquer área.

IMPERDÍVEL:
Concurso IBGE 2022: instituto divulga mais um edital com 15 mil vagas para recenseador

Raciocínio Lógico

Considerado uma matéria difícil para alguns, o raciocínio lógico é um dos temas mais recorrentes em concursos. Poucos sabem, mas o raciocínio lógico existe para desenvolver o nosso senso argumentativo. Por isso, é essencial fazer parte de qualquer prova de concurso.

Atualidades

Publicidade

Muito se engana quem pensa que as atualidades não são uma das matérias básicas para concurso público. Isso porque conhecer os fatos dos últimos dois anos é uma das melhores maneiras de ser aprovado. Assim, ler diariamente as notícias do G1 ou CNN, é uma ótima maneira de se preparar para um concurso público.

Noções de Direito Constitucional e Administrativo

Em geral, ao trabalhar com o serviço público você terá contato com questões administrativas e do direito. Por isso, as noções básicas de Direito Constitucional e Administrativo são essenciais para qualquer concurseiro. Por isso, não negligencie esta matéria no seu cronograma de estudo.

IMPERDÍVEL:
Novo concurso do IBGE 2022: instituto abre edital com 398 vagas para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor

Noções de Matemática básica

Basicamente, podemos dizer que ter noções de matemática básica é um conhecimento essencial para a vida. Nos concursos públicos, é comum que questões matemáticas compunham boa parte da prova. Por isso, defina noções de matemática básica como uma das suas prioridades ao estudar para concurso.

Por fim, temos uma boa dica para você: é comum que as bancas criem questões que questionem ilimitadamente a mesma pergunta. Por isso, busque estudar por provas passadas ou simulados, pois ficará mais fácil compreender a temática das provas de concursos e suas “pegadinhas”.

Publicidade
Artigos relacionados