Dia nacional da prevenção à hipertensão arterial: Programação alusiva em Santarém

Escrito por Felipe Souza
Publicidade

No dia 26 de abril ocorre a celebração do dia nacional do combate e prevenção da hipertensão arterial, por conta disso a prefeitura do município de Santarém junto com a secretaria municipal da saúde e do auxílio dos núcleos da atenção primária à saúde e também da divisão especializada da referência em saúde, promoveu a ação especial de serviços gratuitos. A programação ocorre no Belo Centro Tapajós, das oito até o meio dia.

Foram realizadas diversas abordagens educativas relacionadas à saúde, 134 testes ágeis para Hepatites B e C, Sífilis e HIV. Além de 140 exames de pressão arterial (PA). Mas, 25 dos 140 constaram uma pressão arterial acima de 140 x 90 mm Hg, e houve encaminhamento para o acompanhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

PARA VOCÊ:
Vagas de emprego para trabalhar na Nubank, Samsung e Shopper, confira 

Nas UBSs de área Urbana também há realização de atendimentos no período das 8 horas da manhã às 16 horas.. Além disso, também ocorre a atualização de cadastros de pacientes, solicitação de hemoglobina glicada e consultas médicas para aqueles que apresentarem hipertensão relacionada à diabetes.

Dia nacional da prevenção à hipertensão arterial: Programação em Santarém

Publicidade

O número de casos de pessoas que apresentam hipertensão é elevadíssimo. Atualmente há um registro de mais de 26.000 indivíduos hipertensos em Santarém conforme os relatórios do cadastro individual do SUS. E destes hipertensos, 5374 possuem a hipertensão relacionada a problemas de diabetes.

PARA VOCÊ:
Hospital Distrital de Santarém (HDS) abre concurso para contratar 28 novos médicos de várias especialidades

Uma das enfermeiras do DCNT afirmou que o número crescente de casos de hipertensão está ligado diretamente com o estilo de vida da população, a má alimentação é um fator determinante para este cenário pessimista da doença.

Os principais pontos que influenciam na hipertensão são: obesidade, sedentarismo, má alimentação, entre outros.

Publicidade

A prevenção da hipertensão é extremamente importante, e deve haver seriedade por parte da população, levando-se em conta o enorme potencial lesivo que ela possui.

Publicidade
Artigos relacionados