Santarém inicia projeto ‘’Saúde da Mulher’’ em parceria com ONG Daiichi-Sankyo e Américas Amigas

Por Felipe Souza
Publicidade

A Prefeitura de Santarém firmou parceria com a ONG Daiichi-Sankyo e Américas Amigas para iniciar um projeto de auxílio à saúde das mulheres. Entre os diversos serviços oferecidos, destacam-se os exames de ultrassonografia e mamografia. Além da facilitação do encaminhamento de consultas com mastologistas.

A SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde) juntamente com a prefeitura de Santarém firmaram uma parceria com ONGs para que o projeto ‘’Mulheres Amigas’’ pudesse ser viabilizado na região. Portanto objetivo é conceder exames gratuitos a todas as mulheres que estão vivendo em situação de vulnerabilidade, seja ela econômica ou social.

Os serviços vão facilitar o acesso aos exames de ultrassonografia e mamografia, além de fornecer consultas com mastologistas e a possibilidade de biópsia. Mas o melhor de tudo é que os laudos serão entregues com celeridade, em até 2 horas.

Publicidade

As ações iniciaram no dia 24 de Abril, e vão seguir até 3 de maio. Cada dia terá 80 exames de mamografia, e as pacientes devem agendar os exames previamente. Mas há uma lista de espera que é encaminhada para o centro de referência da saúde da mulher e nas unidades básicas de saúde.

Santarém inicia projeto para auxíliar mulheres

Ao todo serão 800 atendimentos aos pacientes que já passaram nas unidades básicas de saúde. Portanto, com toda certeza o número total de exames até o dia 3 de maio irá zerar toda a demanda.

Este projeto alcança diversas cidades das regiões nordeste, norte e centro oeste. Graças ao uso de uma carreta que encaminha os exames de diagnóstico e detecção do câncer de mama de maneira gratuita, portanto tornou-se possível entregar equidade para as mulheres que não possuem acesso aos exames que precisam.

Publicidade

A ação beneficente já passou por Belém, São Luís e Palmas. E atualmente está beneficiando Santarém, onde ficará 10 dias e darão suporte para cerca de quatro mil mulheres de todas regiões.

Publicidade
Artigos relacionados