Concurso IBGE 2022: instituto divulga mais um edital com 15 mil vagas para recenseador

Escrito por Geovane Souza

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) iniciou mais um processo seletivo de candidatos para recrutamento temporário a fim de realizar o Censo Demográfico 2022. No Edital divulgado nesta quarta-feira, 27 de julho, no diário oficial, foram disponibilizadas 15.075 vagas para o cargo de Recenseador. Os interessados são obrigados a ter ensino fundamental completo para participar do concurso do IBGE.

Função

Publicidade

A principal responsabilidade do recenseador é realizar entrevistas com os moradores. Como o pagamento depende da produtividade, pode diferir de um trabalhador para outro, dependendo da quantidade de tempo gasto no trabalho e do nível de dificuldade envolvido em alcançar as regiões.

IMPERDÍVEL:
Concurso EEAR da Aeronáutica: Sai novo edital com 225 vagas de nível médio para homens e mulheres

Salário

O salário dos recenseadores do IBGE é determinado com base na produção e computada por setor censitário utilizando uma taxa fixa e informações prévias das unidades censitárias, sendo domicílios urbanos ou domicílios rurais, tipo de questionário (básico ou amostral) e  pessoas recenseadas.

Para exercer a função, os contratados têm a necessidade de participação completa e ativa nos treinamentos. A jornada de trabalho é de no mínimo 25 horas por semana.

Publicidade

Leia: Novo concurso do IBGE 2022: instituto abre edital com 398 vagas para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor

IMPERDÍVEL:
Concurso SEE PE 2022: Saiu edital com 596 vagas e salários R$3,2 mil mais benefícios

Como se inscrever no Concurso do IBGE para recenseador em 2022?

As inscrições se iniciam nesta quinta-feira, 28 de julho, e ficarão disponíveis até a próxima segunda-feira, 1° de agosto de 2022. Os interessados em concorrer ao concurso IBGE 2022 devem apresentar o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital, preenchido e assinado, em uma dos endereços listados no anexo I, dentro deste prazo. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Para ter acesso ao formulário de inscrição, e conferir os endereços, basta acessar o edital do Concurso IBGE 2022 por meio deste link.

IMPERDÍVEL:
Novo concurso do IBGE 2022: instituto abre edital com 398 vagas para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor
Publicidade
Artigos relacionados