Como fazer um currículo para o primeiro emprego: quais informações devo colocar?

Como fazer um currículo para o primeiro emprego Como fazer um currículo para o primeiro emprego

Quem tem interesse em ingressar no mercado de trabalho sabe como é fundamental ter um currículo devidamente organizado para atrair a atenção dos recrutadores. Mas como fazer um currículo sem nunca ter tido um cargo profissional?

Ao preencher um currículo pela primeira vez, existem algumas áreas obrigatórias que devem ser preenchidas assim como há nos currículos de especialistas do setor que estão atualmente empregados no mercado. No entanto, tenha cuidado! Sempre diga a verdade e lembre-se de que as informações fornecidas em seu currículo podem ser analisadas pela pessoa que está contratando você. Como resultado, a ausência de desonestidade é uma necessidade da mais alta importância.

Quando você começar a trabalhar em seu currículo, você deve tomar cuidado para garantir que ele não seja muito prolixo ou difícil de entender.

  • Problemas de ortografia devem ser evitados, assim como fontes de difícil leitura.
  • Escolha uma fonte clássica para o seu currículo, como Arial ou Times New Roman. 
  • Não assine e date seu currículo.
  • Não sobrecarregue seu currículo com cores. 
  • Use negrito para chamar a atenção para um determinado assunto ou informação pertinente. 
Como fazer um currículo para o primeiro emprego
Como fazer um currículo para o primeiro emprego

Comece colocando seus dados pessoais

As informações pessoais precisam ser destacadas desde o início da apresentação do candidato. São eles: 

  • Nome do indivíduo
  • Nacionalidade
  • Estado civil
  • Idade
  • Endereço completo
  • Informações de contato (e-mail e telefone)

Nesse ponto do processo, é essencial que o candidato não inclua informações supérfluas que possam levar ao descarte do currículo, como números de documentos pessoais, endereço de e-mail ou uma foto que não seja profissional. Somente se a foto for solicitada especificamente no aviso de abertura de emprego, você deve enviá-la. É recomendável que você use seu nome e sobrenome ao responder eventuais e-mails.

IMPERDÍVEL:  Como se preparar para trabalhar como jardineiro especializado em gramados

Defina um objetivo profissional 

Mesmo que você não tenha experiência anterior no mercado de trabalho, sem dúvida você tem objetivos e ambições para realizar conquistas profissionais significativas. Consequentemente, certifique-se de que seu objetivo esteja bem definido e adaptado à função para a qual você está interessado em se candidatar.

Você pode mencionar que está procurando um estágio na área financeira específica que está estudando em um nível superior, por exemplo, se estiver estudando finanças em uma faculdade. O conselho que temos para você é modificar a declaração de metas profissionais para cada cargo para o qual você está se candidatando, adaptando a frase à organização que será responsável pela revisão do currículo.

Descreva sua formação acadêmica e conhecimento em língua estrangeira (Se possuir)

Nesta seção, o candidato tem a oportunidade de detalhar todas as graduações e cursos complementares que concluiu, desde que isso contribua para sua finalidade profissional.

Recomenda-se que o material seja organizado nas seguintes categorias: Nome do curso, nome da instituição e ano de conclusão do mesmo.

Os candidatos que são fluentes em mais de um idioma devem destacar suas habilidades linguísticas em seu currículo. Em situações como essas, é essencial fornecer detalhes sobre a extensão do conhecimento em cada idioma, principalmente seu grau de habilidade.

IMPERDÍVEL:  Como se preparar para trabalhar como jardineiro especializado em gramados

Informe quais cursos extracurriculares você possui

Aqueles indivíduos que estão interessados em expandir sua educação através da participação em atividades extracurriculares descobrirão que a internet é uma aliada muito útil. Existem vários sites que oferecem aulas gratuitas; alguns exemplos são a Fundação Bradesco, a Fundação Getúlio Vargas e o Senac.

É importante que, ao desenvolver o currículo, você inclua as aulas relevantes para o trabalho que você está procurando. Você também pode melhorar seu currículo inicial destacando credenciais e interesses que ajudam a mostrar seu perfil e competência.

Forneça Informações adicionais

Esta seção do currículo deve incluir todas as informações que distinguem seu perfil dos de seus rivais. Destaque as informações mais importantes que você possua, como seu nível de escolaridade, idiomas falados, trabalho voluntário ou até mesmo experiência adquirida fora do mercado de trabalho tradicional.

Utilize este local para fornecer informações cruciais que não foram mencionadas nos outros assuntos, como sua disponibilidade para viagens e modificações, se você possui deficiência, entre outras coisas, é recomendável que você faça isso.

Conclusão

Como pode ver, apresentar o seu primeiro CV sem qualquer experiência profissional prévia não tem de ser um processo difícil. Se você seguir nossos conselhos, poderá apresentar um currículo atraente que destaca seus talentos e conhecimentos, aumentando ainda mais a probabilidade de você ser contratado para o cargo.

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é jornalista especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *