Como fazer currículo Online: dicas de como montar um currículo de sucesso em 2022

Escrito por Bruno Teles
Publicidade

Atualmente, a busca por emprego é uma grande missão para milhares de brasileiros. Neste sentido, aprender como fazer currículo corretamente é um grande diferencial, que pode te levar a sair na frente dos seus concorrentes. Por isso, neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como ter o currículo perfeito.

Desse modo, muito além de um guia para apresentar a sua carreira profissional, o currículo serve para mostrar as suas qualidades profissionais e pessoais, e é uma diferença significativa para quem está em busca de emprego. Por isso, independente da vaga, tudo começa por um bom currículo.

Além disso, aprender fazer currículo também nos ensina que sempre devemos manter os nossos dados atualizados. Afinal, você não deve atualizar o seu currículo somente quando surgir uma oportunidade de emprego, pois muitas empresas procuram candidatos sem informar a vaga.

IMPERDÍVEL:
Concurso IBGE 2022: instituto divulga mais um edital com 15 mil vagas para recenseador
Como fazer currículo
Como fazer currículo (Reprodução: divulgação)
Publicidade

Conteúdo

Aprenda como fazer currículo online

Primeiramente, é necessário falar que o currículo impresso não deve ultrapassar mais de duas páginas, devido ao excesso de informações. Além disso, muitas empresas não solicitam a inclusão de foto no currículo, mas este diferencial fica a critério dos candidatos à vaga.

Outro ponto é que o currículo online — mais comum nos dias atuais — deve conter o máximo de informações possíveis. Isso porque a análise de tais currículos é feita por softwares modernos, que não possuem a capacidade de interpretação dos costumeiros entrevistadores.

Publicidade

Neste sentido, ao elaborar um currículo online, tenha em mente que quanto mais informações, melhor. Assim, inclua todos os seus cursos, experiência profissional, habilidades, cargos, entre outras informações. Dessa forma, será mais fácil para os recrutadores terem interesse no seu currículo.

IMPERDÍVEL:
Multinacional de logística DHL abriu mais de 120 vagas de emprego no Brasil com oportunidades para Jovem Aprendiz e PCDs

Currículo online: quais Dados devo Incluir?

Uma das dúvidas mais frequentes de fazer currículo são os dados. Tais informações são fundamentais para a sua identificação, especialmente para que a empresa entre em contato com você. Sendo assim, vale salientar que incluir os números dos seus documentos não são mais necessários, como ocorria no passado.

Basicamente, os dados que devem constar no currículo são:

  • Nome completo do Candidato;
  • Nacionalidade
  • Estado Civil
  • Idade;
  • Endereço, Cidade, Estado e CEP;
  • Telefone para melhor contato com DDD;
  • E-mail pessoal;
  • E-mail profissional (Caso tenha);
  • Link para o seu portfólio, ou redes sociais (como o LinkedIn).
IMPERDÍVEL:
PicPay está contratando 114 novos funcionários nas áreas de tecnologia e desenvolvimento para trabalho remoto (Home Office)

E o Objetivo Profissional?

Publicidade

Primeiramente, o objetivo profissional irá alinhar todo o seu currículo. Neste sentido, você deve informar qual o cargo que ocupará na empresa. Para isso, essa informação deve ser igual ao cargo anunciado na vaga, para que o seu currículo tenha maiores chances de aprovação.

Dessa forma, o seu currículo será o mais conciso possível. Não adicione cargos aleatórios ou informações vagas nesta parte, pois o seu currículo será descartado. Por fim, vale salientar que para aprender como fazer currículo, sempre tenha em mente que o campo de e-mail ao enviar deve ter como título a vaga desejada, como “Coordenador de Marketing” ou “Coordenador de Vendas”.

Publicidade
Artigos relacionados