Prefeito de Santarém antecede transformação do Parque da Rocha Negra em Unidade de Conservação Ambiental

Por Felipe Souza
Publicidade

O prefeito (Nélio Aguiar) da cidade de Santarém assinou o decreto de número 491/2022 o qual submete para a limitação  administrativa temporária o Parque Natural da Rocha Negra. O qual fica localizado dentro do bairro Cambuquira, perto da rodovia federal de Santarém e Cuiabá (BR- 163). Uma área de cerca de 359 hectares terá proteção pela direção do município e graças a isso não poderá mais ocorrer desmatamento ou exploração de matéria mineral ou orgânica na região.

Esse passo é primordial para o sucesso da criação legalizada de uma área de Unidade de Conservação da Natureza de dimensão municipal.

PARA VOCÊ:
Carrefour disponibiliza mais de 690 vagas de emprego em todo o Brasil com oportunidades para diferentes áreas

Deste modo os empreendimentos e atividades com potencial de degradação ambiental serão barrados. A exploração de corte e uso direto de recursos da vegetação serão proibidos caso não haja a devida conformidade com as devidas leis do município.

Publicidade

Haverá também uma regularização fundiária para áreas ocupadas de forma irregular, como uma forma de proteger as áreas próximas às nascentes  de Igarapés, criando um raio mínimo de 500 metros em volta do contorno do Parque.

Santarém dá grande passo para a conservação

Após a assinatura oficial do decreto o próximo passo será a oficialização desta área como Unidade de Conservação, a qual será instituída após a conclusão dos estudos que foram iniciados nesta área desde novembro de 2021, através de um grupo de trabalho que é formado por engenheiros florestais ligados ao instituto de desenvolvimento florestal da Biodiversidade do Estado do PR e georeferenciados pela Secretaria municipal de regularização e habitação fundiária, além dos membros da comissão dos estudos técnicos da secretaria de meio ambiente.

PARA VOCÊ:
Entenda como o aumento no preço dos combustíveis afeta a economia brasileira

Prefeito de Santarém vai anteceder a transformação do Parque da Rocha Negra em Unidade de Conservação Ambiental

Para que a transformação da área em Unidade de Conservação conclua, é necessário que ela tenha características de relevância em sua criação. Além da beleza, o lugar também necessita de fatores determinantes como a nascente do Igarapé do Irurá por exemplo. Que é uma das principais fontes de água do respectivo município.

 

 

Publicidade
Artigos relacionados