Nível do Rio Tapajós volta a subir em Santarém após alguns dias em baixa

Escrito por Geovane Souza
Publicidade

Santarém, 16 de maio de 2022, Por Geovane Souza – Medições da Agência Nacional das Águas (ANA), no porto da Companhia Docas do Pará (CDP), constataram que o nível do Rio Tapajós voltou a subir nos últimos dias em Santarém. A medição da régua registrou a marca de 7,94 metros no último dia 14 de maio, sábado. A marca é a primeira de alta depois de 5 dias consecutivos apresentando baixa no Tapajós, como pode ver na tabela abaixo:

Dia 09 (Segunda-Feira) – 8,02 metros
Dia 10 (Terça-Feira) – 7,99 metros
Dia 11 (Quarta-Feira) –  7,97 metros
Dia 12 (Quinta-Feira) –  7,93 metros
Dia 13 (Sexta-Feira) – 7,91 metros
Dia 14 (Sábado) – 7,94 metros

PARA VOCÊ:
Empresas abrem mais de 150 vagas de emprego home office para moradores de Santarém, Monte Alegre, Belterra e muito mais
Nível do Rio Tapajós volta a subir em Santarém após alguns dias em baixa
Orla da cidade de Santarém – Foto: Andria Almeida

A defesa civil de Santarém divulgou dados que mostram que o nível do rio está 84 centímetros acima da cota de alerta, que é 7,10 metros. Porém, em comparação com anos anteriores, o nível do rio Tapajós está abaixo, apresentando uma media de 12 centímetros menor que os níveis apresentados nos anos de 2014 a 2021, no mesmo período.

Publicidade

Em comparação com o nível de 2009, quando houve a maior cheia registrada no Rio, chegando a marca dos 8,31 metros, no final de maio, esse ano o Tapajós está 26 centímetros abaixo.

PARA VOCÊ:
Novos preços para a Gasolina e Diesel é anunciado pela Petrobras e presidente da república faz alerta

As cheias do Rio Tapajós são sempre muito preocupantes, principalmente na área comercial de Santarém, onde são constatados vários transtornos para a população e comerciantes. Diversos trechos são interditados na avenida principal, por causa das áreas de alagamento.

Publicidade
Artigos relacionados