A redução salarial impacta o crescimento econômico 

Por Felipe Souza
Publicidade

A redução salarial não impacta apenas os trabalhadores que tiverem seu poder de compra reduzido. Mais do que isso, cria um cenário pessimista para o setor econômico de uma forma geral, reduzindo o giro de capital que é essencial para o crescimento empresarial.

Os brasileiros enfrentam um cenário pessimista após o aumento da inflação e o alto índice de desemprego. Apesar do cenário estar melhorando em relação ao período de pandemia, os danos ainda são notáveis.

A média salarial dos trabalhadores de carteira assinada tem caído nos últimos anos, atingindo um recuo de 3,15% em relação ao mês de janeiro, indicando uma queda de 11,78  % nos últimos 12 meses. 

PARA VOCÊ:
Nova turbina eólica offshore maciça pode abastecer uma casa por 2 dias com um único giro
Publicidade

A média de rendimento do brasileiro é de R$ 2.511, que é o valor mais baixo já registrado em um trimestre.

É necessário aumentar os recursos da base da pirâmide para que a economia fique aquecida, caso contrário o país continuará tendo um cenário pessimista

Redução do poder de compra do salário mínimo 

Apesar do salário mínimo visar garantir as condições mínimas para o trabalhador, na prática o salário não consegue acompanhar o aumento do custo de vida que ocorreu nos últimos anos. Sendo assim, fica evidente que os trabalhadores encontram cada vez mais dificuldades para manter sua qualidade de vida. 

PARA VOCÊ:
Nova Unidade Básica de Saúde é inaugurada no bairro Jutaí em Santarém
Publicidade

E a partir do momento que sobra menos dinheiro após efetivar os gastos essenciais, também sobra menos dinheiro para se gastar em diversos setores econômicos, o que gera uma redução de vendas em diversos setores. 

De acordo com a percepção dos economistas, 55,7% das negociações salariais foram encerradas com resultados negativos, indicando uma perda. Enquanto apenas 29,2% das negociações tiveram um ganho real que ficou acima da inflação.

O que indica que o tema da redução salarial deve ser tratado com celeridade e prioridade, para que esse cenário não se torne ainda pior posteriormente.

PARA VOCÊ:
Concurso da Marinha: Salários de R$ 9 mil, benefícios e data das provas
Publicidade
Artigos relacionados