Programa Forma Pará oferece mais de 100 cursos gratuitos de pós-graduação
O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), anunciou que estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de pós-graduação em 103 municípios, com o Programa Forma Pará.
O anúncio foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE), na última terça-feira, 21, como credenciamento de 176 proponentes.
Programa do Pará está ofertando cursos gratuitos com foco em cursos de pós-graduação
O Programa Forma Pará foi criado para ofertar cursos superiores em todo o Estado do Pará, através da parceria entre o Governo Estadual, Instituições de Ensino Superior (IES) e prefeituras municipais. O programa lançado em 2019 foi uma estratégia que garantiu o acesso à educação superior, que conseguiu superar sua meta inicial – que era de ofertar 4 mil vagas em 4 anos – ofertando cerca de 5.500 vagas em cursos gratuitos destinados à pelo menos 80 municípios, nas 12 as regiões de Integração do Pará.
A titular da Sectet, Edilza Fontes, falou a respeito da oferta das especializações do Forma Pará, cuja principal lógica do programa é levar os cursos que foram solicitados pela comunidade, de acordo com a situação econômica dos municípios no qual o Forma Pará está sendo aplicado.
Por esse motivo, um dos principais critérios para que a especialização indicada por grupos de pesquisa ou por algum pesquisador seja aceita é a apresentação de uma carta de aceite, elaborada e assinada pelo prefeito do município onde o curso será ofertado.
De acordo com Edilza Fontes, o edital definiu cerca de R$ 7 milhões para financiar os cursos gratuitos, garantindo com que 53 turmas pudessem ser completadas, mesmo considerando que o recurso para cada uma das turmas está avaliado em R$ 130 mil.
Cidades beneficiadas pelo programa
O prefeito de Igarapé-Miri, município da RI Tocantins, Roberto Pina, relatou que a qualificação é uma grande vitória para a população daquela região e agradeceu pela grande parceria formada com o Governo do Estado do Pará e principalmente agradeceu à Sectet, pela criação do Forma Pará.
Igarapé-Miri foi uma das cidades contemplada com as especializações do programa, e o prefeito da cidade não hesitou em chamar a atenção dos jovens da região para que os mesmos possam se preparar para essa conquista.
O secretário de Educação, Vanderly Moreira, de Redenção, município da RI Araguaia, Sul do Pará, acredita que os cursos gratuitos de graduação e especialização destinados ao município farão uma grande diferença no processo de qualificação profissional da população.
Ele ressaltou ainda que o município de Redenção possui quase 100 mil habitantes, e que todos da prefeitura estão se sentindo honrados em saber que poderão proporcionar à população os dois conceituados cursos de graduação no mercado de trabalho, sendo Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, através do programa Forma Pará.
Moreira disse ainda que o município de Redenção está crescendo de modo considerável, e por isso existe uma necessidade de profissionais capacitados para atender a população com muito mais qualidade de vida e de forma sustentável.
Abertura de processos seletivos para o programa
De acordo com a titular da Sectet, Edilza Fontes, a partir do início do segundo semestre de 2022, haverão editais de abertura de processos seletivos especiais, com o intuito de preencher as vagas dos cursos gratuitos de nível superior e pós-graduação que serão oferecidos pelos municípios que ainda não estão credenciados ou não foram contemplados pelo programa do Pará.
Sobre o Autor
0 Comentários