Como ser entregador do Mercado Livre: quais os requisitos básicos e como se cadastrar

Escrito por Bruno Teles
Publicidade

Atualmente, o Mercado Livre agilizará a velocidade das entregas e, devido a isso, criou o aplicativo Mercadoenvios Extra, em 2021. Dessa forma, o Marketplace conecta diversos fornecedores no Brasil, oferecendo a possibilidade de uma renda extra. Neste sentido, surgiu uma dúvida: como ser entregador do Mercado Livre?

Basicamente, existem três requisitos básicos para ser entregador do Mercado Livre: Você deve possuir uma carteira de habilitação e ter um cadastro no MEI (microempreendedor individual). Além disso, também é necessário ter um carro ou uma moto em bom estado de conservação.

Como ser entregador do Mercado Livre
Como ser entregador do Mercado Livre (Reprodução: divulgação)

Dessa forma, o veículo deve ter até 15 anos de existência, estar em bom estado de conservação e estar devidamente regular perante aos órgãos competentes. Em caso de moto, é necessário ter um baú para transporte de, no mínimo, 80 litros de capacidade para as suas entregas diárias. Ademais, é necessária a seguinte documentação para ser entregador:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou MEI (microempreendedor individual)*
IMPERDÍVEL:
Grupo Mazzini abre 625 vagas de emprego para contratar colaboradores em várias cidades brasileiras
Publicidade

Em caso do MEI, é necessário que a sua atividade seja de entregas. Além disso, também é necessário possuir dados móveis (internet) no seu aparelho celular.

Descubra como ser entregador do Mercado Livre

Caso cumpra os requisitos, você deve baixar o aplicativo Mercadoenvios Extra através do Google Play. Após isso, realize o cadastro e conclua os tutoriais para realizar a sua função. Infelizmente, o aplicativo ainda não está disponível para usuários iOS, somente Android.

Ademais, vale citar que o Mercado Livre tem restrições contra a pandemia do Covid-19, exigindo aos entregadores o uso de máscaras. Basicamente, os entregadores deverão acessar o site do Mercado Envio Extras e ver quais os pacotes que estão disponíveis para entrega, e o horário de cada um.

IMPERDÍVEL:
PicPay está contratando 114 novos funcionários nas áreas de tecnologia e desenvolvimento para trabalho remoto (Home Office)
Publicidade

Dessa forma, durante o dia, o entregador recebe a oferta de entregar e aceitar se preferir. Pelo site, é possível identificar o percurso e a duração estimada de cada entrega, além de ter uma rota personalizada para o caminho mais longo. Sendo assim, é o entregador que escolhe se quer ou não fazer a entrega.

Por fim, vale salientar que cada entrega está associada a uma taxa inicial, que você descobre antes de aceitar. Portanto, se você quer saber como ser um entregador do Mercado Livre para ganhar bastante, a plataforma informou que o lucro dos entregadores é de cerca de R$230 reais por dia.

IMPERDÍVEL:
Empresa do setor de Minas e Energia Engeman Soluções abre 85 vagas de emprego incluindo onshore e offshore
Publicidade
Artigos relacionados