Como estudar para concurso: Dicas para aumentar as chances de ser aprovado

Escrito por Bruno Teles
Publicidade

Atualmente, a busca por uma carreira estabilizada é um desafio para muitas pessoas. Neste sentido, a aprovação em concurso público oferece a possibilidade de uma carreira sólida, pois está atrelada a diversos benefícios. Para isso, saber como estudar para concurso é o primeiro passo que o candidato deve dar.

Isso porque os concursos públicos são elaborados de diversas maneiras, entretanto, alguns pontos entre eles sempre serão semelhantes, possibilitando a criação de uma metodologia de estudo. Por isso, é comum que os “concurseiros” desenvolvam uma técnica de estudo similar entre si.

Como estudar para concurso
Como estudar para concurso (Reprodução: divulgação)

Sendo assim, você nunca fez um concurso público, mas tem interesse em investir na área? Bem, temos algumas dicas de como estudar para concurso que serão fundamentais para garantir a sua aprovação, mesmo que você seja um concurseiro de primeira viagem. Confira abaixo:

Como estudar para concurso: 4 passos simples

Como mencionamos, a dinâmica para de como estudar para concurso tende a ser similar, independente de como a prova é feita. Isso porque, geralmente, as provas de concurso utilizam uma metodologia similar. Por isso, confira algumas dicas de como estudar para concurso público pela primeira vez:

IMPERDÍVEL:
Concurso EEAR da Aeronáutica: Sai novo edital com 225 vagas de nível médio para homens e mulheres

Defina um Cronograma de estudo

Primeiramente, não há como estudar para um concurso público sem antes definir um cronograma de estudo. Nesta perspectiva, isso acontece porque é através do cronograma que você afunila os seus conhecimentos, dando foco e atenção somente ao conteúdo pertencente a banca do seu concurso.

Publicidade

Sendo assim, a dica é montar um ciclo de estudos. Para isso, consulte os editais do concurso que você fará, e estabeleça um cronograma intercalando as matérias essenciais para sua aprovação. Embora haja diversas maneiras de organizar um cronograma, esta metodologia atual é uma das mais eficientes para aprovar quem faz concurso.

Responda as provas de edições anteriores

Em sequência, procure analisar, estudar e responder as provas das edições anteriores. Dessa forma, além de se familiarizar com a estrutura textual desenvolvida pela banca, você ainda consegue identificar quais conhecimentos específicos e básicos estão mais presentes no concurso.

IMPERDÍVEL:
Concurso SEE PE 2022: Saiu edital com 596 vagas e salários R$3,2 mil mais benefícios

Para isso, muitas bancas organizadoras disponibilizam as provas digitalizadas em seus sites. Logo, você consegue entender como funciona a dinâmica da prova, sem ter gasto algum. Inclusive, todo concurseiro sempre faz isso para poder ter a sonhada aprovação.

Conheça a banca examinadora do concurso

Publicidade

No mundo dos concursos, saber como estudar para concurso não basta. Afinal, além de criar cronogramas de estudos e analisar questões para dominar o conteúdo, entender quais são as bancas organizadoras é fundamental para a sua aprovação.

Atualmente, estas 5 principais bancas organizadoras de concursos públicos no Brasil:

Cesgranrio;

Vunesp;

Fundação Carlos Chagas;

FGV;

Cespe.

Portanto, não deixe de conferir os conteúdos disponibilizados pela banca, além de sempre se atualizar sobre as novidades do concurso que você irá prestar. Ao fazer isso, você consegue dominar alguns conteúdos gratuitamente, além de se familiarizar com a dinâmica de desenvolvimento de cada banca.

IMPERDÍVEL:
Concurso IBGE 2022: instituto divulga mais um edital com 15 mil vagas para recenseador

Não foque somente no Edital

Em geral, podemos dizer que o edital é uma boa ferramenta para aprender como estudar para concurso público, entretanto, não se apegue somente ao famoso guia para começar os seus estudos. Isso porque é necessário se preparar, e o edital nem sempre é liberado a tempo para garantir a sua organização.

Dessa forma, sempre se atualize sobre as previsões de editais, enquanto estuda o material indicado no edital anterior. Neste sentido, se você tem um concurso específico em mente, como o do INSS, busque analisar editais anteriores e montar o seu cronograma de estudo com base em matérias comuns a essa categoria de concurso.

Por fim, quando o edital for liberado, você poderá adaptar o seu cronograma de estudos com os tópicos indicados por ele. Sendo assim, é provável que você já tenha estudado diversos conteúdos que estejam no novo edital, poupando o seu tempo futuro para estudar outros conhecimentos.

Publicidade
Artigos relacionados