A versão revisada do Registro Geral RG já foi implementada em alguns estados do Brasil – Veja como tirar a sua

A versão revisada do Registro Geral RG já foi implementada em alguns estados do Brasil - Veja como tirar a sua A versão revisada do Registro Geral RG já foi implementada em alguns estados do Brasil - Veja como tirar a sua

Alguns estados do país, como Acre e Rio Grande do Sul, já começaram a emitir a nova carteira de identidade nacional (RG) para seus moradores. No dia 28 de junho, o Governo Federal disponibilizou o novo RG ao público e começou a implementação em algumas regiões.

Até o final deste mês de agosto, mais unidades da federação serão obrigadas a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade. Os estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Paraná são exemplos desses novos estados que serão incluídos no programa.

A versão revisada do Registro Geral RG já foi implementada em alguns estados do Brasil - Veja como tirar a sua
Novo Registro Geral – RG (Imagem: Reprodução)

Quais as mudanças que veremos na nova carteira de identidade?

Entre as alterações mais significativas do novo RG podemos verificar:

  • Autenticação de documentos através de QR Code; 
  • Biometria obrigatória que consiste nas impressões digitais de uma pessoa;
  • Declaração indicando se o portador é ou não doador de órgãos registrado;
  • Deve ser especificado o país de origem do indivíduo;
  • Adoção do código MRZ como padrão internacional (o mesmo código usado nos passaportes);
  • Documentação indicando a presença de um grupo sanguíneo e um fator RH;
  • Um cartão de identificação padronizado em todo o território nacional;
  • Utilização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificador único.

A nova carteira de identidade deverá ser implementada e obrigatória em todos os estados

A versão antiga do RG não será mais reconhecida em nenhum lugar do país após o ano de 2032, sendo necessária a adoção da nova. É necessário que haja uma troca gradativa do documento, que deve ser feita de forma planejada, para que as pessoas possam regularizar o documento antes que o mais antigo perca a validade.

O novo documento de identificação será padronizado de acordo com os regulamentos internacionais, e isso inclui também um prazo de validade, assim como já acontece com a CNH por exemplo. Esse prazo de validade vai depender da idade da pessoa, e segue seguinte regra:

  • 0 a 12 anos, com prazo de validade de 5 anos;
  • 12 a 60 anos, com validade de 10 anos;
  • A partir dos sessenta anos, a validade é indeterminada.

Como solicitar a nova carteira de identidade (RG)

Já existe um grande número de pessoas interessadas em ter acesso ao novo RG e curiosas para saber quais os passos que precisam fazer para solicitar o documento. Para obter o novo RG ou CIN, também conhecido como Carteira de Identidade Nacional, você precisará dos seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Documento de identificação com foto;
  • CPF em situação Regular (Verifique no site da receita federal)

Onde eu posso retirar o novo RG?

Com a documentação em mão, será necessário visitar as unidades de segurança, bem como as instituições de identificação para receber a nova RG, basta saber na sua cidade os mesmos locais onde são feitas as versões antigas do RG. Sua certidão de nascimento ou certidão de casamento deve ser apresentada para que possa ser atendido(a). Os documentos podem ser apresentados tanto em formato impresso como digital.

Agradecimento!

Quero agradecer por você ter lido meu artigo até aqui e pedir para entrar no grupo vip do Agência Santarém no WhatsApp por meio deste link, onde estamos postando novidades diariamente. Aproveite também, e nos siga em todas as redes sociais, com isso, você ficará por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo das finanças, incluindo bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e outros temas relevantes. Obrigado!

Sobre o Autor

Geovane Souza
Geovane Souza

Geovane Souza é jornalista especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *