Concurso Ministério Público AM: O Edital será organizado pelo Cebraspe

Concurso Ministério Público AM: O Edital será organizado pelo Cebraspe Concurso Ministério Público AM: O Edital será organizado pelo Cebraspe

O novo concurso público do Ministério Público do Amazonas (Concurso MP AM 2022) teve sua banca definida. A informação foi divulgada no Diário Oficial do órgão, edição de 02 de maio. Foi autorizada a contratação da banca Cebraspe para a organização do certame.

A escolha da banca organizadora deu-se por contratação direta, mediante dispensa de licitação. Portanto, não deve demorar para formalizar-se o contrato entre a banca e o MP-AM. A previsão é de que o edital deve sair ainda este ano.

Atualmente o órgão possui 18 cargos vagos para a carreira de Promotor de Justiça. Também informaram que deve ser constituído um cadastro reserva para o concurso.

A carreira de promotor exige ensino superior em Direito e ao menos três anos de atividade jurídica. Atualmente, a remuneração do cargo é de R$32.004.

IMPERDÍVEL:  Concurso público para o cargo de professor doutor no departamento de orientação profissional (ENO) da USP

O concurso Ministério Público AM já estava sendo preparado desde julho de 2021. Naquele ano, o concurso foi autorizado por aval do Procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Júnior.

O responsável por indicar os membros para compor a comissão do concurso Ministério Publico AM foi o Conselho do Ministério Público do Amazonas.

Concurso Ministério Público AM: Novo Edital

Já fazem sete anos desde o último concurso do MP-AP para promotor, realizado em 2015. Naquela oportunidade, contava com 11 vagas para a carreira de promotor. A Fundação Escola Superior do Ministério Público foi a banca organizadora responsável por aquele certame.

IMPERDÍVEL:  Concurso público de Embu das Artes para Guarda Civil Municipal: Inscrições abertas!

Por conta do Coronavírus, a validade do prazo de seleção havia sido suspensa em 2020. Visavam preencher 11 vagas para o cargo de promotor de justiça substituto. 

Na época, a remuneração para a carreira de promotor era de R$27.500. Também exigiam graduação em Direito e três anos de atividade jurídica para se assumir o cargo. A contratação se deu pelo regime estatutário, que assegura estabilidade.

Quanto às etapas do concurso, contava com diversas fases tais como: prova discursiva, objetiva, exame oral, avaliação de títulos e ainda, prova de tribuna.

Conheça a banca CEBRASPE

Sobre o Autor

Felipe Souza
Felipe Souza

Felipe Souza é Redator há 3 anos e é formado em Direito. É apaixonado pela natureza, literatura e tecnologia. Para ele o conhecimento constitui a maior de todas as riquezas. @f3lipz

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *