Notícias

Atualizado em 30/06/2020 às 15h33

Santarém recebe 60.200 doses de Vacina Antirrábica e inicia imunização de cães e gatos

Imunização ocorrerá na Divisa e em postos montados nos bairros da cidade. Há 21 anos, Santarém não apresenta caso positivo de raiva animal e nem humana. A doença foi contida com a implantação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Santarém, intensificando as Campanhas de Vacinação Antirrábica e combatendo o vírus. Para este ano, o Ministério da Saúde (MS) enviou 60.200 doses da vacina que estão disponibilizadas na Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa).

As doses engajam a campanha que não foi realizada em 2019, em virtude do município não tê-las recebido pelo MS, mas que ainda assim foi trabalhada pela Prefeitura com a imunização de cães e gatos.

“Continuamos nosso compromisso com a saúde de Santarém em todos os níveis. Ano passado, mesmo sem o Ministério da Saúde enviar as vacinas, nós fizemos parceria com uma instituição de ensino superior e também com a Ong Animal e demos acesso a imunização da população animal de Santarém. Com a chegada das 60.200 doses iremos oportunizar imunização de cães e gatos de forma que não gere aglomerações, por isso temos a estratégia de montagem de posto de vacinação na Divisão de Vigilância em Saúde nos bairros, começando pelo Residencial Salvação e a distribuição das doses para as pessoas que não podem levar seu pet até a Divisa”, destacou a secretária de Saúde, Dayane Lima.

A médica veterinária e coordenadora do setor da vigilância animal da Divisa, Alessandra Costa, informou como será a dinâmica para a vacinação antirrábica. “De segunda a sexta-feira estaremos com a vacinação de cães e gatos na Divisa, no horário de 8h às 17h, sendo para as pessoas que não tem como levar seu pet na Divisa e tem condições de fazer essa aplicação em sua residência, poderá pegar a dose e levar para aplicação. Estamos organizando um cronograma de vacinas por bairro e já temos o primeiro bairro que receberá a nossa equipe de profissionais, que é o Residencial Salvação”, explicou Alessandra.

Desde a manhã desta terça-feira (30), o setor de Vigilância Animal está procedendo com a imunização de cães e gatos. No sábado (04), a equipe da Divisa estará em dois postos de vacinação antirrábica, no Residencial Salvação, um no anexo da Escola Aldo Ferreira na rua Cardeal, esquina com a rua Caneleiro, e outro rua Bacurau, 3456, entre Cardeal e Pirelli. As pessoas que não tiverem como levar seus animais, podem levar até a Divisa um isopor com gelo para a disponibilização das doses.

As ações nos bairros iniciam no Residencial Salvação e seguirão para outros locais, que ainda serão divulgados pela Divisa.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Tadeu Pinho Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação