Notícias

Atualizado em 23/05/2020 às 15h19

Lockdown: Prefeitura intensifica fiscalização em feiras neste fim de semana

Equipe da PMS fiscalizando cumprimento do Lockdown. Foto-Bruno Ribeiro

A Prefeitura de Santarém realizou neste sábado (23), na Feira da Cohab, uma fiscalização visando o cumprimento do Decreto Estadual Nº 729/2020, que trata de Lockdown (bloqueio total), mantendo-se apenas as atividades essenciais no município. O trabalho integrado envolveu a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Divisão de Vigilância Sanitária (DVS), Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), com o apoio da Polícia Militar. Neste domingo (24), a Feira do Aeroporto Velho será alvo da ação. O objetivo é evitar o contágio e disseminação do novo Coronavírus (Covid-19).

"Essa ação tem o intuito de evitar e minimizar o risco de contágio nessas áreas devido o grande fluxo de pessoas. Fizemos 03 notificações, 02 apreensões, por venda de derivados de porco sem origem e medicamentos sem registro, além de 08 orientações. Orientamos quanto ao ordenamento e distanciamento seguro das bancas entre feirantes e clientes. É importante que o agricultor familiar entenda a importância da necessidade de se prevenir, ter cuidados com os alimentos e com os clientes também para não ficarem expostos.”, explicou o coordenador da DVS, Walter Maciel de Mattos Júnior.  

De acordo com o secretário da Semap, Bruno Costa, feiras, mercados, farmácias e outros estabelecimentos considerados essenciais que podem funcionar nesse período de Lockdown devem cumprir as recomendações do decreto.

“Temos observado as pessoas em sua totalidade utilizando máscaras, as associações contribuíram e atenderam o nosso apelo e a nossa recomendação junto do Ministério Público, com relação ao distanciamento social. Então, nós já vimos uma mobilidade maior, as pessoas tendo espaço para se locomover. Na próxima semana estaremos reunindo com as associações, tendo em vista que mesmo com a saída do Lockdown teremos que propiciar um local igual o dia de hoje, ou seja, as medidas necessárias para o distanciamento, evitando assim a proliferação do vírus”, destacou.

Para o coordenador da Defesa Civil, Darlison Maia, a medida é importante e mostra a integração entre todos os órgãos governamentais diante da pandemia. Estamos unindo forças para conseguirmos vencer este momento difícil. No local, distribuímos máscaras e luvas, e ainda orientamos sobre o distanciamento social e segurança alimentar. Precisamos dar toda atenção com estes serviços”, afirmou.

Regras de funcionamento: feiras e mercados de Santarém

- Segunda a sexta-feira de 5h às 18h.
- Sábado, domingo e feriado de 5h às 12h.

Conforme a Portaria 023/2020 da Semap, só poderão funcionar os estabelecimentos que desempenhem nos mercados municipais, serviços ou atividade essencial, ou seja, que trabalhem com as seguintes atividades: carne e vísceras; peixe e camarão; hortifrutigranjeiros e verduras; farinha; farmácias e material de construção. Além de ser obrigatório o uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual que se fizer necessário, bem como seguir regras de distanciamento, respeitada distância mínima de 1 (um) metro.
 
Denúncias podem ser feitas para os seguintes canais:
Defesa Civil (93) 3523-5170
Divisa: (93) 99155-4907

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Gleicy Lira Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação