Programa Forma Pará oferece mais de 100 cursos gratuitos de pós-graduação

Programa Forma Pará oferece mais de 100 cursos gratuitos de pós-graduação Programa Forma Pará oferece mais de 100 cursos gratuitos de pós-graduação

O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), anunciou que estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de pós-graduação em 103 municípios, com o Programa Forma Pará.

O anúncio foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE), na última terça-feira, 21, como credenciamento de 176 proponentes.

Programa do Pará está ofertando cursos gratuitos com foco em cursos de pós-graduação

O Programa Forma Pará foi criado para ofertar cursos superiores em todo o Estado do Pará, através da parceria entre o Governo Estadual, Instituições de Ensino Superior (IES) e prefeituras municipais. O programa lançado em 2019 foi uma estratégia que garantiu o acesso à educação superior, que conseguiu superar sua meta inicial – que era de ofertar 4 mil vagas em 4 anos – ofertando cerca de 5.500 vagas em cursos gratuitos destinados à pelo menos 80 municípios, nas 12 as regiões de Integração do Pará.

A titular da Sectet, Edilza Fontes, falou a respeito da oferta das especializações do Forma Pará, cuja principal lógica do programa é levar os cursos que foram solicitados pela comunidade, de acordo com a situação econômica dos municípios no qual o Forma Pará está sendo aplicado.

Leia: Prefeitura de município paraense anuncia abertura de novo concurso, confira os cargos e níveis de escolaridade

Por esse motivo, um dos principais critérios para que a especialização indicada por grupos de pesquisa ou por algum pesquisador seja aceita é a apresentação de uma carta de aceite, elaborada e assinada pelo prefeito do município onde o curso será ofertado.

De acordo com Edilza Fontes, o edital definiu cerca de R$ 7 milhões para financiar os cursos gratuitos, garantindo com que 53 turmas pudessem ser completadas, mesmo considerando que o recurso para cada uma das turmas está avaliado em R$ 130 mil.

Cidades beneficiadas pelo programa

O prefeito de Igarapé-Miri, município da RI Tocantins, Roberto Pina, relatou que a qualificação é uma grande vitória para a população daquela região e agradeceu pela grande parceria formada com o Governo do Estado do Pará e principalmente agradeceu à Sectet, pela criação do Forma Pará.

Igarapé-Miri foi uma das cidades contemplada com as especializações do programa, e o prefeito da cidade não hesitou em chamar a atenção dos jovens da região para que os mesmos possam se preparar para essa conquista.

O secretário de Educação, Vanderly Moreira, de Redenção, município da RI Araguaia, Sul do Pará, acredita que os cursos gratuitos de graduação e especialização destinados ao município farão uma grande diferença no processo de qualificação profissional da população.

Leia: Estudantes da rede pública do Pará podem participar do Processo Seletivo para obterem bolsa de estudo integral no curso de medicina

Ele ressaltou ainda que o município de Redenção possui quase 100 mil habitantes, e que todos da prefeitura estão se sentindo honrados em saber que poderão proporcionar à população os dois conceituados cursos de graduação no mercado de trabalho, sendo Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, através do programa Forma Pará.

Moreira disse ainda que o município de Redenção está crescendo de modo considerável, e por isso existe uma necessidade de profissionais capacitados para atender a população com muito mais qualidade de vida e de forma sustentável.

Abertura de processos seletivos para o programa

De acordo com a titular da Sectet, Edilza Fontes, a partir do início do segundo semestre de 2022, haverão editais de abertura de processos seletivos especiais, com o intuito de preencher as vagas dos cursos gratuitos de nível superior e pós-graduação que serão oferecidos pelos municípios que ainda não estão credenciados ou não foram contemplados pelo programa do Pará.

Sobre o Autor

Valdemar Medeiros

Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. Universitário de Publicidade e Propaganda.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile