Ônibus elétrico solar criado por brasileiros bate recorde ao percorrer 100 mil quilômetros sem usar nenhum tipo de combustível fóssil

Ônibus elétrico solar criado por brasileiros bate recorde ao percorrer 100 mil quilômetros sem usar nenhum tipo de combustível fóssil Ônibus elétrico solar criado por brasileiros bate recorde ao percorrer 100 mil quilômetros sem usar nenhum tipo de combustível fóssil

Pesquisadores do Laboratório Fotovoltaico da Universidade Federal de Santa Catarina encontraram uma possível solução para a questão dos altos custos dos combustíveis. Eles sugerem que carros movidos a energia solar sejam usados ​​para resolver o problema, e foi o que fizeram. Eles criaram um ônibus totalmente elétrico (eBus), que é 100% recarregado através da energia solar.

Ônibus elétrico solar criado por brasileiros (Reprodução: divulgação)

O eBus brasileiro, é o primeiro veículo conceito a ser criado para esse propósito. É o primeiro veículo elétrico movido a bateria totalmente carregado com energia solar fotovoltaica. E podemos dizer com orgulho que o eBus foi projetado e construído no Brasil do início ao fim. Empresas como WEG, Marco Polo e Eletra foram fundamentais em sua criação.

A recarga do eBus ocorre na sede do Laboratório Fotovoltaico a cada conclusão de passeio. O passeio de eBus atualmente está funcionando para transportar alunos, professores e visitantes que frequentam o campus da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

O Ônibus elétrico brasileiro funciona também como um centro de pesquisas

Além de um meio de transporte 100% ecológico, o eBus brasileiro é uma forma de pólo móvel de pesquisa, que contribui para a coleta de dados e para a analise da viabilidade dos equipamentos instalados. Isso se soma ao fato de que o ônibus garante um movimento sustentável. Os estudantes e pesquisadores têm a intenção de entender como funciona o ônibus solar para que possam, em um futuro não muito distante, implantar a tecnologia nos ônibus de transporte público nas grandes cidades.

Veja também: União Europeia aprova fim das vendas de carros com motores a combustão até 2035

O eBus brasileiro ainda é equipado com um Sistema de Frenagem Regenerativa, que garante que o movimento ao reduzir a velocidade produza energia cinética. Essa energia cinética é então convertida em eletricidade e usada para recarregar as baterias do ônibus.

O ônibus elétrico solar já percorreu mais de 100.000 quilômetros sem usar nenhum tipo de combustível fóssil, essa distância é o equivalente a duas voltas e meia ao redor do nosso planeta. Os alunos estão muito orgulhosos por atingir esse marco incrível. Todos nós brasileiros estamos muito orgulhosos.

Sobre o Autor

Geovane Souza

Geovane Souza é jornalista especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile