O Concurso do IBGE terá 2503 vagas caso venha a ser aprovado. Os concurseiros já podem iniciar os estudos e preparativos. O Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia solicitou o novo certame para preenchimento para 2053 vagas. O pedido está sendo encaminhado para o ministro da economia, Guedes.

Mas a responsabilidade de analise para aprovação das solicitações desse tipo de concurso cabe ao ministério da economia, e poderão ser autorizados para o ano de 2023. As autarquias e órgãos devem realizar os pedidos até o mês de maio de 2022, data o qual representa o término do prazo para essa respectiva categoria de requerimentos.

É necessário ressaltar, portanto, que até este momento realizaram apenas o critério de solicitação para abertura das vagas do concurso. Para que o certame seja oficializado será necessário que ocorra a aprovação do governo federal.

Concurso IBGE: Quais vagas estão previstas?

Conforme os pedidos, as vagas previstas vão passar pela liberação da seguinte forma:

1.004 vagas relacionadas ao cargo de Analistas de Planejamento, Infraestrutura, Gestão, e Tecnologistas em Informação Geográfica e Estatística;

11 vagas direcionadas a Pesquisadores em Informações Estatística e Geográficas.

1.488 vagas direcionadas a Técnicos em Informações Estatística e Geográficas.

De acordo com as justificativas do IBGE, o órgão passou por uma redução expressiva dos quadros de servidores, portanto isso só ocorreu por conta da decorrência das exonerações, falecimentos e também por conta das aposentadorias. Aumentando a necessidade de preenchimento de vagas por conta da redução de funcionários nos quadros.

Os documentos de solicitações podem ser observados no site da conferências de autenticação dos documentos do IBGE. Basta informar o código de verificação 3511844474518260674 e também o  respectivo código CRC 1D0E6DE6.

Edital anterior:

No concurso anterior do IBGE ocorreu o lançamento de 2 editais, contendo um total de 600 vagas para níveis: Superior e Médio.

A banca responsável pela organização da última prova do concurso foi a Fundação Getúlio Vargas. Portanto, as vagas se dividem respectivamente: 460 para Técnico, 90 para analistas e 50 para tecnologistas. Os salários variavam de 3098 até 8734 de acordo com cada vaga.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 27 de abril de 2022 19:50