Notícias

Atualizado em 18/09/2017 às 16h35

Prefeitura de Santarém e Correios lançam selo postal do Çairé


A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com os Correios lançou nesta segunda-feira (18) um selo postal, alusivo a Festa do Çairé de Alter do Chão. Com isso, o selo personalizado passa a fazer parte do acervo iconográfico, bibliográfico e histórico do Correios, além de poder compor coleções importantes de filatelistas de todo o Brasil.

Na cerimônia de lançamento, realizada no Gabinete do Prefeito foram homenageadas 11 pessoas que contribuíram/contribuem com esta manifestação religiosa e cultural.

Ludinéa Lobato Gonçalves conhecida como "Neca", da vila de Alter do Chão foi uma das agraciadas. "Minha história com Çairé começa desde 1973, quando essa festa tradicional foi resgatada após 40 anos. A minha mãe é do grupo responsável pelo resgate do Çairé, e naquela época eu já começava a participar. A partir de então, sempre me envolvi muito nos rituais, nas danças e até hoje me dedico a fazer o Çairé acontecer", compartilhou.

O locutor oficial do Çairé, Sinval Pereira também recebeu o selo. "Quero parabenizar pela iniciativa dos Correios em parceria com a administração municipal em fazer isso acontecer porque um selo ninguém imagina por onde ele vai andar, vai pra todo lugar e Deus queira que o selo do Çairé percorra o mundo inteiro", almejou.

O gerente regional dos Correios, Erasmo Fernandes destacou que o selo ficará junto com outros importantes no Museu Filatelia em Brasília. "Vai para nosso Museu e vai circular nacionalmente e internacionalmente a preço de R$ 1,80. Os selos personalizados são produzidos para eventos sociais, festivos de grande relevância. O selo é produzido na casa da moeda e vai ser mais um produto para os colecionadores".

O prefeito Nélio Aguiar foi um dos homenageados e comemorou a parceria. "Essa foi uma atitude importante que colabora para o registro histórico da Festa do Çairé, que vem ganhando proporção internacional e é feita pelo povo de Alter do Chão. A Festa cresce a cada ano e esse registro através do selo só colabora com a divulgação do Çairé".

O selo
Com mais de três séculos de existência, o Çairé é considerado a manifestação mais antiga da Amazônia. Na criação do selo para o Çairé 2017, a idéia criativa foi baseada no principal elemento do Çairé: o arco da Santíssima Trindade. As cores primarias que preenchem o interior do arco representam o colorido das fitas. O selo recebe mais um reforço quando ele passa a assinar a campanha "Çairé 2017", que destacou um único elemento do arco que representa o Çairé: a representação do Pai na Santíssima Trindade. O objetivo é a valorização da cultura local, priorizando os ritos religiosos e seus símbolos.

Lista completa de homenageados:

• prefeito de Santarém Nélio Aguiar;
• secretário municipal de Cultura Luís Alberto Figueira;
• Joaquim de Lira Maia;
• Ludinéa Lobato Gonçalves (Neca de Alter do Chão);
• Comissão do Çairé 2017 Cleuton Sardinha;
• presidente do Boto Tucuxi Edilberto Ferreira;
• presidente do Boto Cor de Rosa Marlison Soares;
• membro do grupo Espanta Cão e capitão do rito religioso do Çairé Célio Camargo;
• João Clovis que por vários anos coordenou o Çairé;
• locutor oficial do Çairé Sinval Ferreira;
• Francisco Cavalcante, idealizador do selo.

Leia mais notícias da Prefeitura de Santarém

Anna Karla Lima Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação