Notícias

Atualizado em 27/06/2020 às 21h32

Santarém 359 anos: Prefeitura entrega ponte que interliga Parauá à Mangal na Reserva Tapajós Arapiuns

A obra é uma reivindicação antiga dos moradores e resolverá um problema histórico que passou por diversos governos sem solução

Investimento de R$ 231.191,64 beneficiará diretamente cerca de 273 famílias.A manhã deste sábado (27) foi de muita festa para os moradores das Comunidades Parauá e Mangal na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns. Em comemoração aos 359 anos de Santarém, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizou a entrega da ponte de madeira que interliga as duas localidades. O empreendimento que possui uma estrutura de cento e vinte e nove metros de comprimento por quatro de largura trará mais qualidade de vida para a população oferecendo mobilidade e conforto.

A obra é uma reivindicação antiga dos moradores e resolverá um problema histórico que passou por diversos governos sem solução. Com um investimento de R$ 231.191,64, recurso do Tesouro Municipal, a iniciativa beneficiará diretamente cerca de 273 famílias das comunidades Parauá, Mangal, Aldeia São Francisco e Retiro, aproximadamente 1.335 pessoas, principalmente alunos, além de 17 comunidades e aldeias vizinhas situadas na reserva.

A Presidente da Associação da Comunidade Parauá, Vanda Chaves de Vasconcelos, participou da cerimônia de entrega da obra e comemorou a novidade. “Essa bela estrutura é um sonho e uma felicidade para todos nós dessa região. Era sempre uma dificuldade transitar por aqui, mas agora melhorou demais a nossa vida. Somos gratos ao prefeito Nélio Aguiar”, exaltou a presidente. 

A estrutura do empreendimento possui corrimão e está apta para tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e carros de pequenos portes até 5 toneladas.

Para o Presidente da Associação da Comunidade Mangal, Zenóbio Almeida Serique, a entrega da ponte é uma grande conquista e vai melhorar significativamente a vida de todos na região. "Há décadas os moradores das comunidades, almejavam a construção de uma ponte que nos trouxesse segurança. Era muito difícil o acesso das pessoas, principalmente alunos que chegavam a ficar ilhados, sem acesso. Agora o que era apenas um sonho, tornou-se realidade. Agradeço ao governo atual que ouviu os anseios dos moradores e não mediu esforços realizando essa tão esperada obra”, destacou Serique.

O titular da pasta de Agricultura e Pesca Bruno Costa enalteceu a gestão municipal na pessoa do prefeito Nélio pelo trabalho que vem realizando nas diversas regiões do município, garantindo políticas publicas. “Garantir boas condições de locomoção, tráfego e, consequentemente, gerar mais qualidade de vida para a população da zona rural tem sido uma constante preocupação do governo municipal. Continuaremos trabalhando a fim de garantir o bem estar da população”, ponderou Costa.

Representando o legislativo na cerimônia, o vereador Júnior Tapajós, elogiou a nova ponte. “Parabenizo a Prefeitura pelo esforço em concluir essa obra importante para os moradores da Reserva cumprindo o compromisso de gestão em levar trafegabilidade à população mais distante do centro urbano. É uma felicidade imensa estar hoje fazendo parte desta festa com a entrega de uma ponte deste porte”, festejou o vereador. Prefeito Nélio Aguiar esteve presente para entregar a ponte aos comunitários.

Em seu discurso, o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar, enfatizou que o órgão municipal está cumprindo o plano de governo. "Essa obra vai melhorar e muito a vida dessas pessoas, garantindo mais segurança e conforto. Enquanto gestor municipal o sentimento é de dever cumprido do compromisso que foi firmado com os moradores de Parauá e Mangal. Nós temos sempre que pensar no bem estar de quem mora distante da área urbana. Nossa meta é continuar trabalhando firme levando o desenvolvimento a todo o município. Estamos governando para todos”, disse Aguiar.

Leia também:

Para celebrar a entrega do empreendimento os moradores e a comitiva do governo utilizando máscaras e tomando todos os cuidados necessários contra o novo coronavírus caminharam sobre a ponte festejando a obra concluída.

Na ocasião, estavam presentes o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar; o Vice-Prefeito José Maria Tapajós; os vereadores Ronan Liberal Jr, Júnior Tapajós, Dayan Serique e Silvio Neto; a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, além da Presidente da Associação da Comunidade Parauá, Vanda chaves de Vasconcelos; o Presidente da Associação da Comunidade Mangal, Zenóbio Serique e responsável pela empresa que executou os serviços, Jorge Hamad.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Luan Rodrigues Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação