Notícias

Atualizado em 26/06/2020 às 19h56

Atividades remotas e live marcam dia Internacional de combate às drogas

Hoje (26) de junho é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas. O uso de drogas é um mal social em todo mundo.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (CMPD) e o Poder Legislativo desenvolvem a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao uso de Drogas de 22 a 26 de junho cujo tema é “Família na Prevenção às Drogas”. A semana contou com divulgação da campanha nas redes sociais, entrevistas, programas de rádio, o assunto foi levado na tribuna durante sessão na Câmara Municipal e encerra neste dia internacional com uma live nas redes sociais da prefeitura.

Estarão participando da live o presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas – José Raimundo Feio; o Delegado de Polícia Civil, vereador e Presidente da 6ª Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Juventude e Combate às Drogas – Jardel Luiz Castro Guimarães; Glauber Mota – coordenador do Policiamento Comunitário Escolar do 35º Batalhão de Polícia Militar; Glaucya Fiore – coordenadora da Proteção Social Especial (PSE) e a vice a presidente do Comdca, sendo a Mediadora - Marileuda Cunha.

Para chamar a atenção e encerrar as atividades da semana destacando a prevenção e o combate ao uso de drogas os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Nova República, Urumari e Santana desenvolveram de forma remota algumas atividades.

As equipes produziram cartazes, decoração dos Centros, bate papo, encenação teatral, e ainda receberam um convidado para falar do assunto. O Cabo Glauber Mota coordenador do Policiamento Comunitário Escolar do Trigésimo Quinto BPM e membro do (CMPD),  foi o convidado do Cras Nova República para falar sobre o tema da campanha desse ano, ele destacou a importância do tema “Família na Prevenção às Drogas”.

“A Família tem papel fundamental no futuro dos nossos jovens, ela deve ficar atenta a todo e qualquer sinal de que alguma coisa possa estar acontecendo e buscar ajuda, para evitar que fique mais difícil livrar esse jovem do mundo das drogas”.

O Cras Nova República também levou informações as famílias e adolescentes participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), por meio de vídeo educativo e informativo.

De acordo com a Pedagoga Mariele Araújo, Técnica de Referência SCFV de 07 a 17 anos, o vídeo foi realizado pela equipe com a intenção de sensibilizar a família e seus filhos quanto a prevenção e combate ao uso de drogas, haja vista que a família tem o papel fundamental no acompanhamento de seus filhos.

O Cras Santana fez um teatro chamando a atenção para os pais ficarem atentos a possíveis mentiras de seus jovens e destacando os tipos de drogas.


Além da prevenção e combate às drogas, Santarém também conta com unidades de tratamentos terapêuticos. O membro do CMPD, Omar Kostov, fundador da comunidade terapêutica Bom Pastor destacou que é possível vencer o mundo das drogas, basta querer.

“A Droga entra na vida da pessoa sendo uma válvula de escape para enfrentar alguma situação que esteja ocorrendo e com ela muitos laços se destroem e toda família sofre. É importante que a pessoa queira procurar e receber ajuda para vencer ás drogas”. Destacou Omar  que contou que a comunidade terapêutica foi fundada em 2011, e em 9 anos já acolheu mais de 500 pessoas, diversas delas foram recuperadas e reinseridas na sociedade.

O Presidente do Conselho José Raimundo Feio avaliou que mesmo diante da dificuldade devido a pandemia da Covid-19 essa semana foi bem divulgada. “Vencemos o desafio de falar sobre o assunto sem nossa caminhada, blitz, atividades nas escolas, mas conseguimos fazer com que a população tivesse conhecimento da importância da prevenção e o combate ás drogas.” Pontuou o Presidente.

“Cada um fez sua parte e conseguiu levar o tema da semana que trouxe a importância da família para esse contexto. Todos devemos fazer nossa parte e proteger nossas crianças e adolescentes para que não sigam a um caminho muitas vezes sem volta”. Observou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

 

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Geisa de Oliveira Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação