Notícias

Atualizado em 16/05/2020 às 1h51

Dia do Gari: quem cuida com carinho da nossa cidade merece muitas homenagens

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, é quase impossível não encontrar um grande sorriso no rosto de cada de um deles. Profissionais que atuam para manter a cidade mais limpa e bonita. Profissionais que muitas das vezes são invisíveis para algumas pessoas, mas que merecem todo nosso reconhecimento. São os garis ou agentes de limpeza pública, que estão diariamente nas ruas da nossa cidade.

Jocicley da Silva Gomes é motorista na coleta de lixo e levanta cedo todos os dias para garantir a limpeza em vários pontos da cidade. “Nossa rotina começa cedo. Levanto 5h30 da manhã, me arrumo e vou trabalhar. Nosso dia a dia de coleta é assim, é corrido, mas a gente faz por prazer. Cada um de nós se sente herói também. Estamos sempre ali prontos para fazer o serviço”, enfatiza.

O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Daniel Simões, destaca a importância dos servidores para o município. “A limpeza é um serviço essencial. A limpeza das vias e a coleta de lixo mantêm nossa cidade limpa. São em torno de 180 profissionais da secretaria mais 50 colaboradores da empresa terceirizada da coleta de lixo, a Terraplena, que fazem parte desse trabalho. Dia 16 de maio é o dia do Gari, o qual é importante ser comemorado, porém por conta da pandemia não poderemos fazer a confraternização com os servidores. Mas deixamos nossas homenagens e nosso agradecimento por todo serviço e expresso minha alegria em trabalhar com esses homens e mulheres que fazem parte dessa grande equipe, que trabalharam diariamente, no período de dia e à noite, inclusive nos finais de semana”. 

Apesar de toda informação dos dias de hoje, os garis ainda enfrentam muitos problemas no dia a dia. Sacos mau embalados, com cacos de vidro, espinhos e até seringas colocam em risco a saúde dos desses guerreiros. "É preciso conscientização das pessoas. É preciso da ajuda de todos, inclusive agora que estamos enfrentando o novo coronavírus, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e não colocando em risco os profissionais. A prestação dos serviços de limpeza urbana é essencial para a proteção do meio ambiente e da saúde humana", reforça.

A importância do gari é demonstrada principalmente pelo atual momento em que vivemos. “É um profissional que merece nossos aplausos. Hoje, ele é um forte aliado na luta contra o novo coronavírus e na proteção da sociedade. Parabéns a todos aos nossos colaboradores. Juntos vamos vencer essa pandemia”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Ailanda Tavares Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação