Notícias

Atualizado em 26/03/2020 às 14h11

Vacina contra a Influenza imuniza mais de 9 mil idosos de Santarém em três dias de campanha

Vacinação na Unidade de Saúde Santarenzinho. A campanha 2020 de vacinação contra a Influenza, antecipada pelo Ministério da Saúde (MS) em virtude da pandemia do coronavírus já imunizou, em Santarém, 9.214 idosos somente nos três primeiros dias de início da campanha. Representando 39,86% dos 23.116 que precisam ser vacinados. Os dados positivos são resultado da parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Pará, por meio de suas secretarias de Saúde – Semsa e Sespa- respectivamente.

Nesta primeira fase da campanha, serão vacinados idosos e profissionais da Saúde até o dia 15 de abril. É importante lembrar que a vacina da gripe não previne contra o coronavírus, mas deixa o sistema imunológico 80% mais protegido contra os vírus mais comuns. 

Para a secretária de Saúde, Dayane Lima, o resultado se dá também pelo comprometimento dos profissionais de Saúde e a preocupação da população com seus idosos. “Estamos vivendo um momento de muita tensão por conta do coronavírus e percebemos a preocupação das famílias de nossos idosos em aumentar as possibilidades de proteção à saúde deles. Mesmo sem a vacina garantir a proteção contra o Covid-19, aumenta as barreiras contra a gripe no organismo.Atendimento domiciliar no Santarenzinho.

Dayane afirmou ainda que os profissionais da Saúde são determinantes para que a campanha tenha um bom êxito atuando em várias estratégias para que os idosos tenham acesso a vacina, à exemplo das visitas domiciliares para os idosos acamados ou que não tem condições de mobilidade, além dos postos fixos nas Unidades de Saúde e o Drive Thru, outra alternativa para evitar aglomerações e que foi realizado nos primeiros dias da campanha.

Drive Thru implantado em frente a Sespa na Praça Barão de Santarém. Por hora, o Drive Thru está suspenso devido a diminuição das doses da vacina recebidas pelo Ministério da Saúde através dos voos que em medida de contenção à Covid-19 estão cancelados. O serviço será novamente disponibilizado assim que as vacinas chegarem em Santarém. Apenas esta modalidade está suspensa, as Unidades Básicas de Saúde continuam com as aplicações.

A Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará também estão procedendo com a vacinação dos profissionais de Saúde. Juntos, a imunização de idosos e profissionais somam 11.499 doses aplicadas. A meta total da campanha é vacinar 102.920 pessoas nas 3 fases da imunização, que já alcança 11.17% da meta geral.

A campanha de vacinação de idosos e profissionais de Saúde segue até o dia 15 de abril. Confira o cronograma para os demais grupos:

16/04 a 08/05 – Professores, Profissionais da Força de Segurança e Salvamento, doentes crônicos.

09 a 22/05 – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.


Mesmo sem casos confirmados em Santarém, a Prefeitura adotou uma série de medidas preventivas à pandemia do coronavírus (Covid-19). Confira quais são. No entanto, o isolamento social é a melhor prevenção e as medidas só surtirão efeito se a população se conscientizar e colaborar. Fique em casa.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Tadeu Pinho Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação