Notícias

Atualizado em 25/03/2020 às 13h23

Prefeitura cria Força-tarefa para combater o Aedes Aegypti. Matinha recebe as primeiras ações

Força tarefa inicia nesta sexta-feira (27). A Prefeitura de Santarém segue com as medidas e estratégias de combate e prevenção ao coronavírus. Dessa forma, os profissionais de Saúde atuam em várias frentes de trabalho bloqueando a pandemia do coronavírus e operando na Campanha de Vacinação contra a Influenza. E a partir desta sexta-feira (27), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificará as ações de combate à dengue, a chikungunya e ao zika vírus. Uma força-tarefa foi montada para combater o mosquito Aedes Aegypti. O bairro Matinha irá receber as primeiras ações.

A secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, explica sobre a ação e sobre a estratégia de iniciar o trabalho pelo bairro Matinha. "Os esforços dos nossos profissionais de saúde estarão concentrados, inicialmente, no bairro da Matinha, com ações de sensibilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, em virtude dos maiores índices de doenças transmitidas pelo mosquito estarem neste bairro. Nossos profissionais estão em todas as frentes de trabalho para a garantia da manutenção da saúde da nossa população", informa Dayane.


O secretário de Infraestrutura, Daniel Simões, relatou sobre a parceria com a Saúde através do Projeto Cidade Limpa, que recolhe entulhos nos bairros. “Estamos em parceria com a Semsa para evitar a proliferação do mosquito. Nosso setor de limpeza urbana vai disponibilizar um caminhão coletor e uma equipe composta por cerca de 8 colaboradores para a ação ‘Cidade Limpa’ que acontece no dia 31 de março. Pedimos a população do bairro que não procedam com a poda de árvores, pois nosso trabalho, neste momento, é para recolher os entulhos dos quintais para evitar possíveis criadouros do mosquito”, destacou.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que as ações do município estão sendo repartidas: de prevenção ao coronavírus e combate a proliferação de outras doenças, como a dengue.

"Não estamos medindo esforços para proteger a nossa população. Todos estão acompanhando a intensificação de nossas ações em relação ao coronavírus, mas, elas acontecem também em relação a outras doenças, como a dengue. Nossa força-tarefa irá percorrer diversos bairros. Neste momento, é de grande importância a contribuição de todos para executar as ações de prevenção e proteger a sua saúde e a de seus familiares e amigos. Juntos vamos vencer", disse Nélio Aguiar.


Está prevista a visita em 2.113 imóveis, com o envolvimento de 100 profissionais.


Informações sobre a infestação do mosquito Aedes Aegypti em Santarém e seus agravos na saúde

O município de Santarém registrou no período de 01 de Janeiro a 19 de Março de 2020 um número elevado de casos da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, conforme quadro abaixo:


Motivo pelo qual a Secretaria Municipal de Saúde/Divisão de Vigilância em Saúde, elaborou um Projeto, escolhendo o bairro com o maior índice de infestação e de casos positivos para os 3 agravos, com o objetivo de sensibilizar a população da importância de manter o quintal limpo, eliminando criadouros e desta forma assegurando a sua saúde e de seu vizinho.


Bairros onde foram confirmados pelos menos 1 caso dos 03 agravos

DENGUE:

Centro, Liberdade, Jardim Santarém, Esperança, Diamantino, Floresta e Tabocal.

ZIKA VÍRUS:

Santa Clara, Santíssimo, Livramento, Maica, Santo André, Vista Alegre do Juá, Tabocal, Prainha, Jardim Santarém, Mapiri, Caranazal, Interventoria, Nova República e Elcione Barbalho.

CHIKUNKUNYA:

Centro, Floresta, Elcione Barbalho, Maracanã, Amparo e Tabocal

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Tadeu Pinho Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação