Notícias

Atualizado em 24/03/2020 às 18h55

Semtras reduz horário de atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social

Como forma de enfrentamento à Covid-19, provocada pelo novo Coronavírus, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras) reduzirá o expediente ao público nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. A partir desta quinta-feira (26), os oito Cras - sete na área urbana e um na Vila Balneária de Alter do Chão - passarão a atender de 08h às 14h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a gestora do Cadastro Único de Santarém, Márcia Lehmannn, o Governo Federal está adotando algumas estratégias relacionadas ao Programa Bolsa Família (PBF) e ao Cadastro Único (CadÚnico) para este momento.

Segundo a gestora, haverá suspensão da averiguação e revisão CAD/ PBF. "Convocaremos novas famílias a partir de agora e pelo prazo de 120 dias. Além disso, retiramos as mensagens de extrato que convocava, a partir do dia 18 de março, as famílias do grupo de fevereiro. Na prática, não haverá novas listas nesses próximos 4 meses", explica.

Cancelamentos da averiguação de março no PBF. "Os efeitos de março foram mantidos porque a folha foi gerada há 2 semanas. Para os próximos 120 dias não serão feitos novos cancelamentos da averiguação, nem bloqueios".

Descumprimento de condicionalidades do PBF: "Os efeitos de março estão mantidos e também já haviam sido aplicados há mais de 2 semanas. Para abril, estamos internamente organizando algo que possa desfazer estes comandos. E pelo prazo de 120 dias não serão feitos novos comandos".

Descumprimento das demais regras do PBF: "Os efeitos de março estão mantidos. Para os meses de abril, maio, junho e julho não serão comandadas novas ações, salvo aquelas automáticas, do sistema (por exemplo, cancelamento de um benefício porque passou da renda per capita admitida pelo PBF)"

Suspensão do BPC: "Foi publicada portaria que suspende as ações de gestão do BPC pelo prazo de 120 dias".

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Celsa Brito, reforça que a população, principalmente os idosos atendidos pelos serviços da assistência social evitem sair de casa.

"Esse é um momento de muitos cuidados principalmente com os grupos de risco no qual incluem nossos idosos. O país está trabalhando para resguardá-los, acreditem e tenham fé que seus direitos continuarão sendo resguardados", garantiu.

Mesmo sem casos confirmados em Santarém, a Prefeitura adotou uma série de medidas preventivas à pandemia do Coronavírus (Covid-19). Confira quais são. No entanto, o isolamento social é a melhor prevenção e as medidas só surtirão efeito se a população se conscientizar e colaborar. Fique em casa!

Saiba como proceder em casos de suspeita
Fique por dentro das informações sobre a Covid-19

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Geisa de Oliveira Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação