Notícias

Atualizado em 23/03/2020 às 13h13

Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe em Santarém

Engajado na imunização dos santarenos e em consonância com o Governo do Pará, a Prefeitura de Santarém iniciou na manhã desta segunda-feira (23), a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A vacina da gripe não previne contra o coronavírus, mas deixa o sistema imunológico 80% mais protegido contra os vírus mais comuns. 


Enfermeira coordenadora da Unidade de Arapixuna, Josenilda Figueira Vasconcelos, em atuação da campanha na região de rios. Neste primeiro momento, só serão vacinadas pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. Como estratégia de descentralização de pessoas e para evitar aglomerações, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão vacinando e um Drive Thru (atendimento dentro do carro) foi instalado ao lado do Centro Cultural João Fona e da Praça da Nova República. A campanha também está em atividade na região de rios. 

“Todas as nossas UBSs estão com posto de vacinação em expediente de 08h às 17h e implantamos um posto de vacinação ao ar livre na Praça Tiradentes. Em nossas estratégias para o acesso as doses da vacina estamos também com o Drive Thru ao lado do Centro Cultural João Fona. Para os idosos acamados e os que estiverem com dificuldade de locomoção as Equipes das Estratégias Saúde da Família estão orientadas para o atendimento domiciliar”, explicou a secretaria de Saúde, Dayane Lima.

Para o melhor ordenamento dos veículos, os profissionais de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), estão dando suporte para não atrapalhar o fluxo no local, como informou o secretário da SMT, Paulo Jesus. “A SMT através de seus agentes de trânsito estará com os procedimentos de reordenamento do trânsito em todas as ruas que dão acesso a Praça Barão de Santarém, onde está ocorrendo a vacinação. A equipe também está com orientações aos condutores de veículos para terem cautela e paciência para aguardar a chegada de sua vez para a vacinação”, reforçou o titular.

As Equipes de Saúde estão com procedimentos de visita domiciliar aos idosos, que não podem sair de casa por problemas de mobilidade ou que estão doentes. A orientação é que os familiares dos idosos confirmem em suas Unidades de Saúde que o idoso necessita da vacinação, para que nenhum fique sem a vacina.Equipes realizam vacinação em domicílio.

Todas as Unidades de Saúde estão preparadas para seguir o cronograma que iniciou nesta segunda-feira (23), e ocorrem no horário de 08h ás 17h, com posto de vacinação no local. A população deve ficar atenta ao calendário de vacinação.  

Confira o cronograma:

23/03 a 15/04 – Idosos e Profissionais de Saúde.

16/04 a 08/05 – Professores, Profissionais da Força de Segurança e Salvamento, doentes crônicos.

09 a 22/05 – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.

Mesmo sem casos confirmados em Santarém, a Prefeitura adotou uma série de medidas preventivas à pandemia do coronavírus (Covid-19). Confira quais são. No entanto, o isolamento social é a melhor prevenção e as medidas só surtirão efeito se a população se conscientizar e colaborar. Fique em casa.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Tadeu Pinho Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação