Notícias

Atualizado em 17/03/2020 às 13h06

Coronavírus: Saiba como proceder em casos de suspeita

Unidades Básicas de Saúde devem ser a primeira procura para casos suspeitos. A primeira orientação no caso de suspeita de coronavírus é não procurar de imediato o Hospital, Pronto-Socorro ou Unidade de Pronto Atendimento.

As Unidade Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso aos diversos procedimentos de saúde da Atenção Básica, nos casos sintomáticos de coronavírus que são: Febre baixa, tosse, coriza, dor de garganta, tosse e dificuldade de respirar, além de pessoas.

A Prefeitura orienta que as pessoas que viajaram para cidades com casos do coronavírus, fiquem em regime de isolamento social assim que chegarem na cidade de origem por um período de 07 dias. E, se apresentar alguns dos sintomas, procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para receber os devidos procedimentos e orientação sobre os tipos de isolamento e monitoramento.

Todos esses cuidados são para evitar que a rede de urgência e emergência fique congestionada por casos que possam ser assistidos nas Unidades Básicas de Saúde do município. Merecem uma atenção e direcionamento para as Unidades de Emergência, as pessoas que pertencem aos grupos de riscos, como as pessoas com doenças crônicas graves, imunodeprimidos e idosos a partir dos 60 anos.

A Prefeitura reforça que todas as UBSs e Unidades Avançadas de Saúde tem condições de atender e orientar casos gripais e dar os devidos encaminhamentos, seguindo o protocolo do fluxo de atendimento do coronavírus. 

 

 

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Tadeu Pinho Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação