Pautas

30/05/2019 às 08:00

Acessuas Trabalho realiza 2º Ciclo de Oficinas de criatividade

A-A+ Tamanho da Letra
Local:
CIEE
Horário:
30/05/2019 às 08:00h
Endereço:
TV Dom Amando, 689 Bairro Santa Clara
Contatos:
(93) 99163 3503 - Geisa de Oliveira Assessora de Comunicação Semtras

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Programa Acessuas Trabalho em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), realiza a partir desta quinta-feira (30), o "2º Ciclo de Oficinas de Criatividade", que busca desenvolver orientações, espaço de reflexão, conscientização, discussões, preparação, orientação e mediação para que os usuários da Assistência Social possam fortalecer sua autonomia e seu protagonismo na busca por direitos e espaços de interação relacionada ao mundo do trabalho.

As oficinas que ocorrerão uma vez por mês, nos meses de maio, junho, julho e agosto com duração de 240 minutos cada, sendo divididos em dois turnos: manhã e tarde. 25 adolescentes em cada turno, um total de 50. O primeiro turno será das 8h às 12h e o segundo de 14h às 18h.

As oficinas serão realizadas no Centro de Integração Empresa – Escola localizado na Tv. Dom Amando, 689 - Santa Clara, discutindo temas: Identidade pessoal e grupal; Conceito de trabalho; Etapas do processo seletivo – currículo; Etapas do processo seletivo - entrevista e dinâmicas; Postura profissional; Imagem nas redes sociais; Liderança e trabalho em equipe; Comunicação e negociação; Condutas éticas e Planejamento.

Estarão participando dessas oficinas 50 jovens e adolescentes com idade de 14 a 21 anos. usuários da Assistência Social da Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE), sendo: 36 usuários do Cras, 10 usuários do Creas (em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto e 4 usuários da Casa de acolhimento Reviver (em situação de acolhimento institucional).

Os critérios de escolhas foram que os usuários deveriam ter o número do NIS, estar inserido em algum Serviço Socioassistencial, ter assiduidade e empenho nas atividades do serviço em que participa, demostrar interesse em se inserir no mundo do trabalho, participar das oficinas no contra turno escola para aqueles que estudam, não sendo uma obrigatoriedade estar matriculado regulamente na escola.

Temos como resultado do 1º Ciclo de Oficinas realizado no final de 2018 e inicio de 2019 a inserção no Mundo do Trabalho de 6 usuários.

Sugestão de Entrevistados:
Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social - Celsa Brito
Coordenadora do Acessuas Trabalho - Louise Aguiar
Coordenadora da Proteção Social Básica - Marlen Ribeiro
Assistente Social do CIEE - Monica Felix
Procuradora do Ministério Público do Trabalho – Marcela Guimaraes

Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação