Pautas

29/03/2018 às 08:00

Prorrogada a Exposição Coletiva de mini réplicas da Cerâmica Tapajônica

A-A+ Tamanho da Letra
Local:
Centro Cultural João Fona fica localizado na
Horário:
29/03/2018 às 08:00h
Endereço:
Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha. Expediente, das 8h às 18 horas.
Contatos:
Mais informações:
Alciane Ayres-Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura (Ascom/Semc).
Contatos:
(93) 99179-4634
E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) prorroga ao dia 29 de março, o período da Exposição Coletiva de mini réplicas da cerâmica Tapajônica nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF), após inúmeros pedidos de visitantes/turistas, local, municípios vizinhos, visitantes de outros estados e da empresa da rota turística internacional.

"A procura em conhecer a história da cerâmica Tapajônica e a comercialização das mini réplicas superou as expectativas. Foram produzidas o total de 75 mini réplicas, no entanto, a vontade de tocar/conhecer a história, o de comprar as peças, seja para estudo, objeto decorativo, usar como utensilio ou presente, o resultado foi a produção de mais 175 peças. Muitíssimo positivo quanto a valorização da arte milenar da Pérola do Tapajós, quanto história e o trabalho do artesão", explicou o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira.


A produção das mini réplicas foi resultado de oficina da parceria entre governo municipal, artesãos ceramistas e demais pessoas com prévio conhecimento do assunto. A oficina correu no período de 23 a 29 de janeiro, e na conclusão os 14 participantes receberam certificados, as mini réplicas são comercializados a preços variados, de R$ 10 a R$ 70. Dentre as peças, muiraquitã, o símbolo místico amazônico (sapo), vasos de gargalo, estatuetas e outros. O mestre na arte do saber popular, o ceramista Elves Costa foi o ministrante da oficina.


Dados estatísticos de visitação no Centro Cultural João Fona, em Santarém-Pará/2018 dos meses: janeiro e fevereiro. O levantamento nas classificações: geral, local, nacional e estrangeiro.

Visitação 2018

Classificação:  Janeiro  /  Fevereiro

Geral:     818  /   186

Local:          234 /  213

Nacional: 550     /  510

Estrangeiro:  34   /  1.140

Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação