Notas

22/05/2019 às 14:20

Atendimentos do Abaré na região do Arapiuns são adiados

A-A+ Tamanho da Letra

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que em virtude de problemas estruturais e de documentação detectados pela Capitania Fluvial de Santarém no navio hospital Abaré, a viagem da equipe de saúde da Semsa para a região do Arapiuns, que estava prevista para esta terça-feira (21), foi adiada para outra oportunidade, em data ainda a ser definida, até que todos os requisitos para a navegação segura da embarcação sejam cumpridos junto à Capitania.

Esclarece ainda que a responsabilidade por tais adequações cabe à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a quem compete a guarda e manutenção da embarcação, em cumprimento ao Termo de Cooperação Mútua, assinado entre a Semsa e a Universidade. Ficando sob responsabilidade da Secretaria, a logística das viagens de atendimento à saúde dos ribeirinhos, que envolve disponibilização de equipe de saúde, insumos, abastecimento da embarcação, alimentação, etc.

A Ufopa, por sua vez, esclarece que está providenciado a revalidação da documentação e as pequenas adequações estruturais solicitadas pela Capitania, como por exemplo a identificação das lanchas de apoio, troca de lâmpadas, etc.

De acordo com a Ufopa, a previsão é de que ainda nesta semana tudo seja regularizado para que a embarcação volte a atender, em parceria com a Semsa, as 15 mil famílias ribeirinhas da região.

Agência Santarém

Prefeitura de Santarém - Coordenadoria de Comunicação